Quem tem experiência na fabricação de facas artesanais, sabe a diferença que bons abrasivos fazem na fabricação e no acabamento de lâminas e cabos.
Esses insumos, que são utilizados do desgaste ao polimento da faca, podem ser de origem mineral ou sintética e são divididos em diferentes categorias de acordo com o tipo de lixamento, grão escolhido, área de aplicação e desempenho.
Uma categoria de abrasivos que tem ganhado destaque na cutelaria é a de aglomerados, também chamados de grão compacto ou auto afiante, encontrados principalmente em cintas de lixa, devido a sua praticidade e facilidade de manuseio. O termo aglomerado se refere à união de vários grãos abrasivos de mesma granulometria, que são moldados em grãos maiores (aglomeração), com o auxílio de resina sintética antes de serem distribuídos em um costado.
Mas o que isso significa na prática?
Esses grãos que se formam possuem aproximadamente a mesma dimensão e quando fixados no costado (material da lixa onde são aplicados os adesivos e os grãos abrasivos) proporcionam, um lixamento mais fino e melhoria na vida útil da lixa. Isso acontece porque o processo de aglomeração do grão faz com que ele tenha mais camadas abrasivas, logo, os grãos desgastados pelo uso quebram e são substituídos por grãos abrasivos novos laterais ou inferiores.
Por isso, não se assuste com a aparência das lixas de aglomerado, que é mais grosseira que a das lixas convencionais devido à aglutinação dos grãos, mas que possui o seu lixamento mais fino e até 3 vezes a vida útil de uma “lixa normal”, além de impedir o acúmulo de resíduos e proporcionar um trabalho com aquecimento reduzido.
As cintas de lixa de grão aglomerado estão disponíveis nos grãos 400, 600 e 800 e você pode encontrá-las agora mesmo na Loja do Cuteleiro.
Garanta já este material e compartilhe conosco a sua experiência!