As facas de cozinha geralmente não são expostas a grandes impactos, não entram em contato com substâncias que ameaçam sua estrutura ou são sujeitas a danos por impacto, como as facas usadas em atividades ao ar livre. E é por isso, que se forem bem cuidadas, podem durar uma vida inteira, talvez até mais!
A grande maioria das perdas de facas artesanais de cozinha não ocorre devido ao uso regular, mas sim ao uso incorreto.
Por isso, selecionamos 5 dicas para ajudá-lo a cuidar das suas facas artesanais para que elas durem por muito, muito tempo.
1 – UTILIZE SUA FACA DE COZINHA PARA CORTAR APENAS COMIDA
As facas de cozinha são projetadas para cortar alimentos de forma rápida, eficiente e é recomendado não cortar nenhum outro material com elas, como plástico, metal, papelão, etc.
Entender Isso fará toda diferença na duração de sua afiação e é a dica mais importante a se lembrar.
>>>Confira aqui 6 modelos de facas de cozinha e suas principais funções.<<<
Evite também cortar alimentos congelados ou gelo, e não use sua faca de cozinha para cortar ossos, a menos que você use cutelo para isso. Mantenha suas facas de cozinha normais limitadas a tarefas leves de picar e fatiar.
2 – USE SEMPRE UMA BOA TÁBUA DE CORTE
Sua tábua de corte deve ser de madeira ou plástico.
Nunca utilize suas facas de cozinha em cima de superfícies que são mais duras do que a sua faca. Isso inclui pratos de vidro, bancadas de granito, metal e cerâmica.
Se sua tábua de corte for macia o suficiente para obter marcações (marcas da lâmina), isso é bom, pois significa que ela é macia o suficiente para não prejudicar o fio da lâmina.
Outra dica é nunca raspar a comida da tábua com o fio da faca. Use a lombada da lâmina para não desalinhar ou perder o fio.
Lembre-se, quanto menos atrito o fio da faca tiver, mais tempo ela permanecerá afiada.
Ocasionalmente trate sua tábua de madeira com algum óleo mineral ou vegetal adequado para alimentos para mantê-la em boas condições e ajudá-la a repelir a água. A penetração de água muito fundo na madeira poderá transformar sua tábua de corte em um criadouro de bactérias.
3 – NUNCA DEIXE SUA FACA DE MOLHO NA PIA
O ideal é lavar a faca logo após usá-la.
Não deixe suas facas de molho em uma pia com sabão, especialmente com outros pratos, principalmente se sua lâmina for de aço carbono. A imersão em água por um longo período pode danificar o cabo e potencialmente enferrujar a lâmina.
Você também não quer que o fio da faca bata em outros pratos ou na pia, porque sua faca pode ser riscada, lascada ou quebrar a ponta.
4 – GUARDE SUAS FACAS COM CUIDADO
Você não deve guardar suas facas na gaveta de utensílios pelos mesmos motivos pelos quais não deve colocá-las em água com sabão – é perigoso para a faca e para outras pessoas.
Em vez disso, armazene sua faca com segurança em um bloco de faca ou bainha.
Passar periodicamente leve camada de óleo vegetal, mineral ou Knife Protector também ajudará a proteger a lâmina contra a corrosão e prolongará a vida útil dos cabos de madeira.
5 – MANTENHA SUAS FACAS AFIADAS
Manter as facas afiadas é uma das coisas mais importantes a se fazer. Uma faca afiada é muito mais segura de usar porque é menos provável que cause acidentes ao lutar para cortar algo.
Saiba mais sobre afiação de facas nesta e nesta postagem.
E aí, gostou das nossas dicas? Não se esqueça de acessar a Loja do Cuteleiro para adquirir os materiais que você precisa para garantir a durabilidade das suas facas artesanais.
Ótimas dicas, obrigado!
Nós que agradecemos, continue acompanhando o nosso blog, abraços!