Geralmente, a confecção dos cabos é a habilidade técnica, dentre os tópicos de construção básica de uma faca, que se leva mais tempo para dominar durante a aprendizagem do cuteleiro, tanto porque muitas vezes o cuteleiro prioriza o aprendizado referente à lâmina, quanto por falta de experiência e medo de errar.
Apesar de parecer uma parte simples da construção de uma faca, o cabo é um dos maiores responsáveis por garantir a funcionalidade e praticidade da faca, independentemente das questões estéticas incorporadas em sua fabricação.
Como já falamos aqui no blog, a anatomia e estrutura de uma faca deve possuir características que contribuem para que ela seja adequada e atenda às necessidades para as quais ela foi desenvolvida.
Falando dos cabos de forma específica, eles precisam possuir características que tornam mais prático e eficiente o manuseio de lâminas, como:
SEGURANÇA
A segurança é um item fundamental e mais importante, para determinar a qualidade do cabo de uma faca. Um cabo bem construído, deve levar em consideração a funcionalidade da lâmina, com o objetivo de evitar acidentes.
O cabo de um facão, por exemplo, deve possuir protuberâncias e curvas nos lugares certos, assim como o tamanho ideal, para que ele possa ser manuseado com uma mão só de forma segura e natural, que não represente perigo para o usuário ou para as pessoas que estão próximas a ele.
CONFORTO
O conforto pode parecer um item óbvio, mas que acaba não sendo levado em consideração em alguns projetos executados para facas de uso prático.
Quando uma faca é utilizada por diversas horas seguidas, se seu cabo for muito curto e pesado, por exemplo, será necessário usar mais força na empunhadura da faca para manter seu controle, causando mais fadiga e desconforto em seu uso.
Por isso, é fundamental se atentar à ergometria, ciência que define as medidas mais adequadas de ferramentas de acordo com o funcionamento de nossos corpos, para construir cabos que sejam fáceis de segurar e que estejam adequados para a lâmina onde ele será inserido.
FUNCIONALIDADE
A funcionalidade diz respeito à destinação de cada faca e à forma como o cabo pode fazer com que ela trabalhe melhor e tenha mais performance como ferramenta.
O cabo de uma espada medieval, por exemplo, deve ser confeccionado do tamanho e com formato ideal para que ela seja empunhada com as duas mãos, pois do contrário, dificulta ou inviabiliza o seu uso.
Ou seja, cada aplicação prática de qualquer ferramenta, seja ela uma faca ou outro instrumento de corte, exige uma linha de raciocínio para que sejam identificadas as necessidades e a forma construtiva que garantirá a melhor funcionalidade e performance para este projeto.
Agora que você já sabe um pouco sobre a construção dos cabos de suas facas, compartilhe conosco suas maiores dificuldades na composição das suas facas e aproveite para conhecer os materiais para cabos que temos disponíveis na Loja do Cuteleiro, para te ajudar a desenvolver seus projetos.