Poucas facas em toda a história carregam o peso e a notoriedade da lenda que é a famosa faca Bowie.
A maioria dos cuteleiros a reconhece imediatamente só de ouvir falar, mesmo que ao longo da história, esta faca de defesa e caça tenha passado por grandes variações de formato, tamanho e cabos.
Quer conhecer mais sobre a história e as características da Faca Bowie? Continue lendo esta postagem.
HISTÓRIA DA FACA BOWIE
Segundo o historiador Harold L. Peterson (1958), na história das armas americanas há três armas que se destacam acima de todas as outras e se tornaram verdadeiras lendas americanas: o rifle Kentucky, o revólver Colt e a faca Bowie.
A história da faca Bowie começou nas margens do Rio Mississippi em 1827, na chamada “Luta no Sandbar”.
Jim Bowie foi um famoso pioneiro americano e se envolveu em um confronto corpo a corpo, onde foi baleado e esfaqueado.
Ele sofreu ferimentos graves, mas viveu de alguma forma, enquanto também feriu alguns homens e matou outro que havia tentado matá-lo.
Em desvantagem numérica, baleado e espancado, James Bowie prendeu quatro agressores, matando um e ferindo outro com uma “grande faca de açougueiro” (ou apenas uma grande faca), que havia sido dada a ele por seu irmão mais velho, Rezin Bowie para que ele nunca fosse pego desarmado.
Testemunhas narraram que faca usada neste confronto possuía cerca de 25 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, com gume único e não curvado. Ou seja, bem diferente da Faca Bowie que ficou mundialmente conhecida, né?!
>> Leia também sobre as características das bainhas de couro para facas artesanais <<
O DESIGN DA FACA BOWIE
Apresentando uma lâmina longa com cerca de 30 a 40 centímetros, clip point e espiga integral, as Facas Bowie possuem lâminas pesadas e com uma ponta proeminente, o que garante um melhor equilíbrio e facilita o uso da faca.
Como o objetivo é produzir uma ponta afiada e cortante, a maioria das facas Bowie tem um chanfro ao longo do clip, uma espécie de falso gume, com aproximadamente 1⁄4 do tamanho da lâmina, que pode ou não possuir afiação.
A versão mais conhecida da Bowie, é atribuída ao ferreiro James Black e possui esse fio falso totalmente afiado para permitir que alguém treinado nas técnicas europeias de esgrima com sabre executasse a manobra denominada “back cut” ou “back slash”.
A BOWIE DE JAMES BLACK
A James Black é tipicamente atribuída a criação da faca Bowie modificada que resultaria em uma linhagem de mudanças que culminou no modelo que conhecemos hoje e que fez com ele fosse reconhecido, muito além da data de sua morte.
As facas de Black eram notáveis por serem extremamente resistentes, mas também por fornecerem elasticidade suficiente.
Infelizmente, a técnica que Black usou para criar suas facas foi perdida – no momento em que ele tentou passar o comércio adiante, ele teria esquecido parte do processo.
LEGISLAÇÃO
Embora muitas jurisdições em todo o mundo tenham legislação que regulamenta porte de facas e outras armas brancas, certas localidades nos Estados Unidos têm leis que restringem ou proíbem o porte de uma Faca Bowie.
A maioria dessas leis foi aprovada décadas antes, originalmente com o objetivo de controlar ou eliminar a prática então comum de “duelo”, um termo que dava nome a um costume popular de resolver conflitos por meio de luta de faca ou arma de fogo entre dois competidores.
Em alguns estados, muitas dessas leis ainda estão em vigor hoje, ao passo que, em outros estados, essas leis foram revogadas ou emendadas.
No Brasil não existem licenças específicas para o porte de lâminas ou armas brancas nem requerimentos para solicitar o porte desses instrumentos.
Isso quer dizer que carregar uma lâmina não fará com que você seja preso, pois facas e canivetes são considerados ferramentas e não necessariamente armas.
E aí, gostou de saber mais sobre esta faca?
Aproveite também para navegar pela Loja do Cuteleiro e adquirir tudo que você precisa para fazer suas facas artesanais.