Já falamos mais de uma vez aqui no Blog do Cuteleiro sobre a importância das facas na história da humanidade. Nos últimos 4.000 anos, a humanidade efetuou milhares de variações no design de espadas, facas de combate e armas de impacto.
O Karambit é um dos modelos de faca de combate mais conhecidos e utilizados em todo o mundo, mas por que as pessoas os usam há tanto tempo? Como ele se difundiu pelo mundo e se tornou tão popular? Bem, vamos conversar sobre isso.
>>> Conheça mais sobre facas de caça: modelos, características e funcionalidades <<<
QUAL A HISTÓRIA DA KARAMBIT?
O karambit tem suas raízes na Indonésia do século XI. A primeira adaptação desta faca, foi uma lâmina de uso diário e ferramenta agrícola que na maioria das vezes era encarregada de varrer raízes, podar plantas e até mesmo limpar e manter o gado.
Com o estilo da garra de um grande gato, o karambit foi projetado para ser altamente eficiente com o mínimo de esforço.
Na época, a indústria de comércio da Indonésia estava prosperando, permitindo que o karambit se espalhasse rapidamente para outras partes do Sudeste Asiático.
À medida que a faca ganhou força em outro lugar, ela começou a trabalhar seu caminho para a categoria de “arma defensiva”, já que era considerada confortável na mão e muito útil para enganchar e ganhar controle do apêndice de um atacante.
O karambit provavelmente não tinha um anel de dedo inicialmente, mas provavelmente foi adicionado conforme a faca evoluiu para uma arma de combate.
Avançando até os dias atuais, os karambits ainda são usados como lâminas defensivas e táticas.
No sudeste da Ásia, por exemplo, o karambit ainda é um dos pilares do estilo de luta Pencak Silat, uma classe de artes marciais originária da Indonésia.
Assim, os karambits foram feitos para serem ferramentas agrícolas úteis que lentamente evoluíram para facas de combate, mas ainda mantiveram sua praticidade de uso híbrido. Eles são considerados o auge das lâminas táticas e vêm em todos os tamanhos, cores e mecanismos de bloqueio.
Quer você esteja planejando usá-lo para autodefesa ou como uma ferramenta de utilidade diária, o karambit oferece uma funcionalidade insuperável e que dura há séculos.
DESIGN DO KARAMBIT
Embora o design exato de um karambit tradicional possa variar ligeiramente, dependendo de sua origem geográfica exata, um karambit sempre terá uma lâmina curva que lembra uma garra de tigre.
O cabo deve ser ergonômico e projetado para dar mais estabilidade e uma pegada segura, mesmo em condições abaixo do ideal.
>>> Clique aqui e aprenda também sobre a Katana Japonesa <<<
MUITOS NOMES, MUITOS USOS
A grafia exata do “karambit” pode variar regionalmente e entre várias artes marciais, mas tanto “karambit” quanto “kerambit” são comumente aceitos como corretos.
Nas Filipinas e em muitas das artes marciais filipinas (kali, eskrima, arnis), o karambit também é conhecido como “lihok” ou “sanggot”.
Não importa o que você chame de karambit, uma coisa é certa: ele é incomparável por sua habilidade de combate testada, vantagens táticas comprovadas e sutileza no campo de batalha consagrada pelo tempo.
É a capacidade de executar tarefas e tarefas diárias e permitir imediatamente que seu usuário se proteja de danos em qualquer forma que seja imbatível.
Esta lâmina versátil e altamente funcional é carregada ao redor do mundo por cuteleiros, fazendeiros, fazendeiros, soldados, operadores, especialistas em segurança, socorristas e várias outras pessoas e por um bom motivo: os karambits podem fazer tudo e muito bem.
E aí, gostou de saber mais sobre esta faca?
Aproveite também para navegar pela Loja do Cuteleiro e adquirir tudo que você precisa para fazer suas facas artesanais.