A madeira é um dos materiais mais utilizados para a confecção de cabos de facas artesanais e outras ferramentas de corte.
E atualmente, as madeiras estabilizadas têm ganhado cada vez mais destaque na cutelaria artesanal por sua versatilidade e estética, mas o que muitos cuteleiros não sabem, é que este material também oferece muitos outros benefícios e diferenciais para seus projetos.
Já abordamos aqui no blog sobre a importância de escolher corretamente as madeiras para cabos de facas, para assegurar a funcionalidade e a durabilidade das suas facas artesanais.
>>> Clique aqui para ler o post <<<
Por ser um material natural, a madeira é sensível a mudanças de temperatura e à umidade. Justamente por isso, o processo de estabilização da madeira é uma forma de torná-la mais durável e menos propensa a deformações ou rachaduras, se comparada à madeira natural não tratada.
COMO SÃO FEITAS AS MADEIRAS ESTABILIZADAS?
De forma simplificada, o processo de estabilização é realizado em peças de madeira macia com teor de umidade inferior a 10%.
O bloco de madeira será colocado em uma câmara de vácuo com solução estabilizadora (resina) o suficiente para que ele fique submerso, deslocando bolsões de ar por toda a estrutura de grãos. Isso criará um espaço denso que é quase impermeável às mudanças de umidade e aumentará o peso e a densidade da peça.
O resultado desse processo é um bloco de madeira estabilizada que não responde mais às mudanças temperatura e de umidade.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS MADEIRAS ESTABILIZADAS?
- Aumento da densidade da madeira;
- Proteção contra o apodrecimento e ação de fungos e/ou bactérias;
- As propriedades da madeira são modificadas, fazendo com que ela ganhe mais massa, impermeabilidade e resistência;
- Material fácil de usinar e de alcançar um acabamento mais uniforme;
- O material não é mais afetado mesmo se exposto à radiação UV ou alta umidade.
Após todo esse processo, a madeira estabilizada poderá então ser trabalhada com ferramentas normais de trabalho em madeira, ou seja, o processo de cortar, modelar e lixar será semelhante ao trabalho com uma madeira densa.
Você também notará que, apesar de estar preenchido com resina, os blocos de madeira estabilizada ainda conservam o aspecto de madeira, em vez de plástico.
Uma vez que altera as propriedades básicas da madeira, a estabilização de madeiras também torna viável a utilização de madeiras que naturalmente possuem uma densidade baixa ou que são provenientes de partes da árvore que não estão próximas ao cerne, como as raízes e até mesmo madeiras que sofreram com a ação de fungos e outros agentes externos.
A madeira estabilizada é realmente um material fantástico para utilizar nas suas facas artesanais. Gostou de saber um pouco sobre madeiras estabilizadas?
>>> Clique aqui para conhecer outros materiais para fazer os cabos das suas facas artesanais <<<
Conta pra gente quais outros assuntos você gostaria de ver aqui no Blog do Cuteleiro e aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir os materiais para fazer suas facas artesanais.
Legal o artigo…bem que vcs poderiam comercializar o Cactus Juice…!!!
Obrigado amigo. Assine a newsletter em nosso site, estamos sempre divulgando as novidades da loja. Abraços!
Gostei! Explicação simples mas entendi!
Uma dúvida: alguns cuteleiros chamam de madeira híbrida.
É a mesma coisa?
Olá amigo, que bom que você gostou. A madeira estabilizada e hibrída não são as mesmas, os processos são diferentes. Continue acompanhando o nosso blog que em breve vamos falar sobre esse assunto. Abraços!
Parabéns pelo artigo, gostaria de estabilizar meu material casa. Quais equipamentos são essenciais para o processo?
Olá Igor tudo bem? Dê uma olhadinha nesse post do nosso blog: https://bityli.com/tcRZk acreditamos que vai te auxiliar bastante. Qualquer dúvida nos encaminhe uma mensagem no whatsapp da Loja (34) 99805-6190 que te auxiliamos direitinho. Abraços!
Show muito explicativo o artigo!
Muito obrigado, amigo! 😉