O forjamento é um dos processos mais antigos e importantes para a confecção de lâminas, objetos e ferramentas de metal, consistindo também em dar uma forma útil aos materiais através das técnicas de prensagem ou martelamento.
Esta técnica passou por uma grande evolução durante a Revolução Industrial onde deixou de ser um processo meramente manual, passando a ser mecanizado, permitindo atualmente fabricar desde peças pequenas, como um parafuso, até bastante grandes, como a asa de um avião.
Normalmente, o processo de forjamento é composto por uma série de passos consecutivos típicos, que são:
- Corte
- Aquecimento
- Forjamento Livre ou Forjamento em matriz
- Rebarbação
- Tratamento Térmico
As peças forjadas podem precisar também de processamentos adicionais, como a usinagem, para obter uma peça com melhor acabamento.
A deformação plástica produzida pelo forjamento, possibilita melhorar as propriedades mecânicas do metal, modificando e distribuindo seus constituintes e refinando o grão do metal escolhido.
A maioria das operações de forjamento são efetuadas a quente, embora certos metais possam ser forjados a frio e diversos metais e ligas metálicas podem ser forjados, tais como aços-carbono, aços-liga, aços para ferramentas, aços inoxidáveis, ligas de alumínio, ligas de cobre e ligas de titânio. As principais formas iniciais para o forjamento são o metal fundido e o metal laminado, sendo que o primeiro é mais indicado, pois possui estrutura mais homogênea.
Algumas das vantagens do processo de forjamento são a melhoria da microestrutura, aumento da resistência, melhor acabamento e melhor distribuição das fibras do aço.
FORJA OU DESBASTE
Na cutelaria, para certos aços, em especial os aços carbono, o forjamento bem executado melhora as propriedades do mesmo para o corte promovendo um refinamento dos grãos.
E existem os aços de alta liga que pouco ou nada se beneficiam do forjamento e ainda situações em que o uso da forja pode ser um risco para as características técnicas originais do aço.
Existem assim cuteleiros que só fazem facas forjadas, cuteleiros que só fazem facas desbastadas e cuteleiros que fazem facas forjadas e facas desbastadas tudo depende da linha de trabalho a que ele se dedica.
Agora que você já sabe um pouco sobre o processo de forja, conheça os aços mais utilizados na cutelaria e visite nossa loja para adquirir os materiais necessários para desenvolver seus projetos.
Boa tarde, meu nome é Vilma.
Vcs fazem marcador de ferro ?
Iniciais de nome. pode ser elétrico ou fogão.
Olá Vilma, tudo bem? Nos encaminhe por favor uma mensagem no whatsapp da loja (34)99805-6190 para que possamos entender melhor e te dar uma posição. Grande abraço!