A Paracord, também conhecida como cordame de paraquedas, era originalmente utilizada na suspensão de paraquedas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e com o tempo, ganhou uma série de novos usos, como em atividades ao ar livre e em cabos de facas utilitárias.
Na cutelaria, o uso de cordas resistentes para dar aderência aos cabos de facas e espadas, além de prendê-las ao pulso, para dar mais segurança, não é uma novidade. Na idade média, as escolas marciais tradicionais sugeriam uma técnica similar, principalmente em duelos e grandes batalhas para tentar minimizar o efeito do desarme de adagas e espadas, a fita ou cordame era atado nas mãos.
As paracords servem a muitos usos práticos e decorativos, se mostrando um equipamento extremamente viável para a confecção de cabos pois permite um melhor ajuste ao tamanho da mão do usuário, podendo ser removido e substituído em questão de minutos. A paracord também adiciona uma dimensão de capacidade de sobrevivência para aqueles que estão no campo.
Entre as vantagens de optar pela paracord para fazer o cabo de suas facas artesanais, estão o valor acessível, a disponibilidade de cores, que o torna totalmente personalizável, e sua versatilidade.
Entre as desvantagens do uso deste material apontamos que ele só pode ser utilizado como material para cabo de lâminas full tang (com perfil integral), a absorção de água – que por se tratar de um tecido pode emitir um odor desagradável com o tempo. Outro ponto negativo do uso de paracords no cabo de facas é o desgaste, o que faz com que ele precise ser substituído com mais frequência que outros materiais sintéticos.
E aí, ficou interessado neste material? Acesse a Loja do Cuteleiro e adquira já o seu!