A afiação desempenha um papel fundamental na manutenção de facas e dominar verdadeiramente o processo de afiação requer conhecimento, prática e técnicas que passaram de geração em geração.
Os seres humanos afiam facas e objetos de corte há séculos, tudo isso contribuiu para que alguns mitos aparecessem. A verdade é que há muito conhecimento por aí e, se você está começando a afiar facas, muitas vezes se torna bastante difícil separar os fatos da ficção.
Por isso, selecionamos alguns dos mitos associados à afiação de facas e fique ligado para não cair neles quando for afiar suas lâminas:
MITO 1: FACAS NOVAS OU DE ALTA QUALIDADE NÃO PRECISAM SER AFIADAS.
Existe a lenda de facas que nunca perdem o fio, mas até as melhores facas precisam ser afiadas, sejam elas feitas de forma industrial ou artesanal. Portanto, para garantir um desempenho ideal das suas facas, você precisa afiar sua faca regularmente.
MITO 2: VOCÊ PRECISA SER PROFISSIONAL PARA AFIAR SUAS FACAS CORRETAMENTE
Qualquer pessoa pode afiar facas. Atualmente existem diferentes equipamentos e ferramentas para que você afie suas lâminas com segurança e eficácia, sem precisar de técnicas exóticas ou o uso de materiais caros.
MITO 3: VOCÊ PRECISA DE FERRAMENTAS CARAS PARA AFIAR FACAS
Pedras especiais, afiadores elétricos, óleos e outros aparelhos podem realmente facilitar o processo de afiação. No entanto, você não precisa de ferramentas caras para alcançar os melhores resultados, afinal, a técnica é mais importante que o objeto.
MITO 4: USAR UMA PEDRA DE AFIAR SECA FUNCIONA MAIS PORQUE REMOVE MAIS METAL
É importante não confundir desbaste com afiação, por isso, remover material da lâmina não é sinônimo de melhora no fio. Molhar a pedra de afiação com água ou um pouco de óleo, auxilia no processo de refinar o metal para obter a melhor afiação para sua lâmina.
MITO 5: UMA FACA SEM CORTE É MAIS SEGURA QUE UMA FACA AFIADA
Uma faca cega exige mais força, o que faz com que o usuário tenha menos controle e aumenta o risco de ferimentos. Ao utilizar uma faca afiada, você precisa de muito pouca força, o que lhe dá mais controle e permite que você corte como e onde pretendia.
E aí, curtiu conhecer melhor esses mitos sobre a afiação de facas? Conta para a gente!
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir as melhores ferramentas para afiar as suas facas artesanais.
Gostei da explicação foi bem pratica pois corte e fio são dois processos diferentes, a faca pode ter fio e não corte oque leva o operador a ficar cerrando e forçando o Corte .Obrigado.
Muito obrigado Carlos, que bom que você gostou. Continue acompanhando as nossas redes sociais. Abraços!