Uma das primeiras perguntas a surgir quando falamos em facas artesanais é qual o aço daquela lâmina, afinal, é a composição desse material que determinará as características da lâmina e a sua durabilidade.
Já falamos aqui no blog sobre os principais aços utilizados na cutelaria e as formas de cuidar e conservar suas facas e você pode ler esses posts aqui e aqui.
O aço é fundamentalmente uma liga de dois elementos: ferro e carbono. Todo aço tem ferro e é isso que torna possível a produção do óxido de ferro que conhecemos coloquialmente como ferrugem.
O que torna o aço inox mais resistente à ferrugem é que ele possui a adição de algo em torno de 13% de cromo e outros elementos à liga (dependendo do aço exato, claro).
O aço carbono não possui essa adição de elementos, por isso, é mais suscetível a enferrujar, em contrapartida, segura afiação por mais tempo e por isso muitos cuteleiros optam pelo aço carbono para fazer suas facas.
O grande problema da ferrugem é que ela se espalha, formando uma película áspera e cada vez mais profunda, que reage ao oxigênio e corrói as superfícies. Ou seja, se não forem tomados os cuidados necessários com as lâminas de aço carbono, além de impossibilitar o uso da faca, eventualmente você ganhará um buraco profundo na lâmina.
Há várias maneiras de limitar e conter a ferrugem no aço e selecionamos aqui alguns cuidados que você deve tomar com suas facas para evitar que elas enferrujem.
1 . Mantenha sua faca limpa e seca
Isso é o mais importante. Este é um hábito que deve ser aprendido, mesmo que sua faca seja de aço inoxidável.
2. Fique atento ao uso de ácidos na lâmina
O aço carbono reage ao ácido muito mais rapidamente do que o aço inoxidável. Se você cortar algo ácido, lave a faca e seque-a imediatamente. Você também pode esfregar a faca com uma pasta de bicarbonato de sódio ( uma base fraca ) para ajudar a limitar a reatividade.
3. Óleo para armazenamento
Facas de aço carbono odeiam negligência. Se você tem muitas facas artesanais ou se mora em algum lugar úmido, considere limpar a superfície com uma gota de óleo ou knife protector antes de guardá-las.
5 . Encontre a ferrugem cedo e limpe-a
Mesmo com o uso e a manutenção perfeitos, algum dia encontrará ferrugem ou marcas de oxidação, se utiliza facas de aço carbono. Mas existem muitas maneiras de removê-la se ela for encontrada cedo. Uma delas é esfregar a lâmina
Existem muitas maneiras de remover a ferrugem do aço, desde o uso de óleos como o WD-40, até a utilização de métodos alternativos como o uso de alimentos como a cebola ou a batata, ou até mesmo criar uma camada de proteção na lâmina com fosfato de manganês. No entanto, o mais eficiente realmente, é cuidar para que esse tipo de sujeira apareça em suas facas.
Adquira os materiais necessários para cuidar da suas lâminas na Loja do Cuteleiro.