A escolha do aço é o primeiro passo para quem decide fazer suas facas artesanais, isso porque o aço é o responsável por garantir que a lâmina funcionará de acordo com as características, necessidades e preferências estabelecidas pelo cuteleiro.
Por isso, se você está se aventurando na cutelaria ou já é um cuteleiro em busca de mais informações sobre os melhores aços para fazer suas facas artesanais, este post é para você.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AÇOS
O aço é uma solução sólida de ferro e carbono, com teor de massa inferior a 2%, que pode adquirir novas propriedades por meio de processos como o tratamento mecânico (forja) e tratamento térmico.
A classificação dos aços não obedece a um único critério. Existem classificações quanto à composição química, processamento, microestrutura, propriedades ou até mesmo quanto às aplicações do aço.
No mercado, há inúmeros tipos de aço, que podem ser adaptados para diferentes finalidades e usos, mas de acordo com sua composição, podemos destacar quatro grandes grupos: aço carbono, aço ligado, aço inoxidável e o aço damasco.
>>> Clique aqui e confira 5 características dos aços para cutelaria <<<
AÇO CARBONO
Resistentes e muito afiados, os aços carbono são utilizados na cutelaria desde o próprio surgimento do aço.
Uma grande vantagem do aço carbono é a possibilidade da chamada têmpera seletiva, um tratamento térmico diferenciado no fio em relação ao dorso da faca. Assim, pode-se ter numa mesma lâmina um fio extremamente duro e um dorso mais flexível, garantindo um corte preciso e diminuindo a possibilidade de quebra do material.
AÇO LIGADO
O aço ligado, também chamado de aço-liga, é um aço carbono que contém a adição de outros elementos químicos, acima da quantidade de carbono que é encontrada no aço-carbono comum (acima de 5%).
Os elementos adicionados a este tipo de aço (cromo, manganês, tungstênio, níquel, vanádio, entre outros) modificam a estrutura, a constituição química e o diagrama de equilíbrio do aço (fator que determina a curva tempo/temperatura para o tratamento térmico).
Estes fatores garantem ao aço características únicas, como mais tenacidade, dureza, resistência a manchas e a corrosão, de acordo com as necessidades e finalidade da lâmina que será criada.
>>> Conheça 21 elementos químicos presentes no aço e sua importância na cutelaria artesanal <<<
AÇO INOXIDÁVEL
De forma simples, o aço inoxidável é um aço carbono com adição de cromo para resistir melhor à corrosão e à oxidação. Para se qualificar como aço inoxidável, a aço deve possuir pelo menos 13% de teor de cromo como regra prática.
Na cutelaria ele é recomendado especialmente para facas que terão contato significativo com situações que exigem mais resistência e exposição da lâmina, como facas de caça e sobrevivência, por exemplo.
>>> 4 motivos para utilizar aço inox nas suas facas artesanais <<<
AÇO DAMASCO
O aço damasco é a junção de dois ou mais aços de características diferentes, unidos pelo método de caldeamento.
A tecnologia do aço damasco teve origem no oriente e fez com que ferreiros da Europa realizassem tentativas de reproduzir este material cuja técnica baseia-se em camadas alternadas de aço e ferro, dobradas e torcidas durante todo o processo de forja.
>>> Conheça mais sobre a história e as características do Aço Damasco <<<
QUAIS OS AÇOS MAIS UTILIZADOS NA CUTELARIA?
Listamos abaixo os aços mais utilizados na cutelaria nacional para que você possa conhecê-los e começar a exercitar a sua cutelaria. Confira:
1045
Possui 0,45% de carbono. Já começa a “pegar têmpera” quando feita em água e pode ser uma opção para confecção de algumas espadas e facões, mas existem outros melhores.
1070/1075
Os aços 1070 e 1075 são muito semelhantes, com teor de carbono entre 0,70% e 0,80%. Ambos possuem ótimo desempenho para confecção de lâminas para facas de época, réplicas de facas antigas e também são muito utilizados na cutelaria em composição com outros aços para obter barras de aço damasco.
1080
É um aço com alto teor de carbono, caracterizado por sua alta dureza e boa tenacidade, para confecção de facas à moda antiga, além de ter um tratamento térmico excelente.
1095
Com 0,95% de carbono, o 1095 é o aço padrão das limas de boas marcas e muito bom para fazer facas de época e réplicas de facas antigas, por exemplo. Também é muito usado com outros para fazer aço damasco.
5160
Possui 0,6% de carbono e um pequeno percentual de cromo. É muito encontrado em molas automotivas, sendo uma das principais escolhas de forjadores iniciantes e experientes, por ser um aço bom de se trabalhar e que apresenta ótimos resultados, tanto na confecção de espadas, quanto para facas pequenas como skinners. Tudo dependerá do tratamento térmico que receber.
52100
É um aço com 1% de carbono e um pouco de cromo, encontrado na maioria dos rolamentos. Ele é encontrado em barras redondas e chatas ou reciclado de pistas de grandes rolamentos ou esferas de grandes diâmetros. É um aço de excelente custo benefício, além de uma excelente combinação de tenacidade e resistência à abrasão.
6160
É um aço ligado que possui 0,6% de carbono, com cromo-manganês, com elevada resistência à tração e à fadiga, além de boa ductilidade e alta temperabilidade.
15N20
É um aço com alto teor de carbono, produzido especificamente para a construção de ferramentas de corte. Quimicamente o 15N20 se assemelha muito ao aço 1070, diferenciando-se basicamente pela adição de um percentual de níquel, que lhe dá uma cor levemente mais clara, muito apreciada na composição de aço damasco em seus diversos padrões.
AISI 420
Aço ligado ao cromo, inoxidável, martensítico, temperável, magnético, com boa resistência mecânica e maior resistência à corrosão, podendo alcançar dureza
Bohler N690
Aço inoxidável, com alto teor de crômio, muito encontrado em instrumentos cirúrgicos de corte, disco de corte para a indústria da carne, lâminas e pratos de balanças. Possui dureza muito elevada e excelente resposta ao tratamento térmico.
DIN 14116
Aço inoxidável, com elevado teor de cromo, com adição de molibdênio e vanádio, que propiciam elevada dureza, estrutura refinada e excelente resposta ao tratamento térmico.
D-2
A composição deste aço chega a 1,55% de carbono, tem 12% de cromo e ainda Vanádio e Molibdênio, por isso é considerado um aço mais complexo para ser trabalhado pelo cuteleiro, mas que produz excelentes lâminas.
AISI D6
Aço para trabalhos a frio, com elevada temperabilidade, alta resistência mecânica, resistência ao desgaste, alto grau de indeformabilidade e boa tenacidade. É amplamente utilizado na fabricação de ferramentas de corte.
O1 (pronuncia-se ó um)
Este aço possui 0,9% de carbono e que tem ainda Mn, Si, Cr e W em sua composição, produz excelentes facas, com ótima retenção de fio e fácil afiação. Também é encontrado sob a denominação de VND.
VWM2 (M2)
Aço rápido com molibdênio e tungstênio que, graças ao balanceamento de sua composição, tornou-se o aço de uso corrente para ferramentas de desbaste e acabamento, especialmente quando se requer, além de boa retenção de corte, boa tenacidade.
VW3 (W3)
Aço para trabalho a frio, que possui alta dureza e elevada tenacidade, muito encontrado em ferramentas que devem resistir a choques e à abrasão, como talhadeiras e ferramentas pneumáticas.
K-100 ou VC-130
Aço ferramenta com 2% de carbono, difícil de desbastar, exige uma técnica mais apurada em sua têmpera como o pré aquecimento do óleo e um bom revenimento mas produz facas excelentes quando bem trabalhado. Se mal trabalhado pode gerar facas muito quebradiças e de difícil afiação doméstica. Normalmente K-100 é a denominação do importado da Alemanha e VC-130 do similar nacional.
Como você pode ver, o mercado nacional está cheio de opções de aços para cutelaria.
E na hora de escolher o aço ideal para fazer suas facas artesanais é necessário ficar atento tanto à composição, quanto às nomenclaturas técnicas oficiais de cada fabricante.
Nossa dica é que você não tente entender tudo de uma vez, foque em saber mais sobre as características de cada aço e busque ajuda de cuteleiros mais experientes sempre que ficar em dúvida.
E aí, curtiu este conteúdo? Aproveite para acessar a Loja do Cuteleiro e conferir a maior variedade em aços para cutelaria e todos os materiais que você precisa para fazer as suas facas artesanais.
Aço damasco quero compra
Olá amigo, segue link do nosso site com os produtos disponíveis: https://www.lojadocuteleiro.com.br/. Temos disponíevel o kit para a produção do aço damasco: https://bit.ly/2G115Tq. Qualquer dúvida estamos à disposição, abraços!
Aço manganês é melhor que o damasco?
Olá Iken, o manganês faz parte da composição do aço. O aço damasco é a mistura de pelo menos dois aços de alto carbono.
Tem algum post falando sobre o aço go mai e qual aço é recomendo ou mais usado para san mai e go mai?
Agradeço des de já a atenção e se puder enviar a resposta p o email ficaria grato.
Olá Felipe, tudo bem? Temos um post aqui no blog falando sobre o aço San Mai, segue o link para acesso: http://blog.lojadocuteleiro.com.br/san-mai-aco-com-estilo-japones-para-suas-laminas/. Abraços!
como posso adquirir uma chapa (60 x 5 x 3) de aço N690 ?
Olá Telmo, tudo bem? Nos encaminhe por favor, uma mensagem no whatsapp da loja que te informamos direitinho os aços que temos disponiveis e valores. O whatsapp da loja é (34) 99805-6190, aguardamos seu contato. Abraços!
Pode-se trabalhar o método San Mei usando aço 6160 com outro mais duro e ou mais um terceiro?
Olá Iken, tudo bem? Especificamente, o núcleo é formado por uma barra de aço de alto carbono e o revestimento é composto de duas barras de aço com teor de carbono reduzido. Sendo assim, os aços mais indicados são os aços como 1075, 1080 e 1095 junto com o aço inox. Abraços!
Meu nome é Marcelo
meu email: marcelo@sofscastanhas .com.br
bom dia
preciso de lamina para corte de castanha de caju de alta resistencia na dimençoes: espessura 2mm
largura 40mm
As laminas que atualmente uso se desgastam com faciliidade
Pode ser de aço inox
Olá Marcelo, tudo bem? Nos encaminhe uma mensagem no whatsapp da loja (34) 99805-6190 que te repassamos direitinho os aços e medidas que temos disponiveis no momento. Aguardamos o seu contato, grande abraço!
Olá Marcelo, tudo bem? Nos encaminhe uma mensagem no whatsapp da loja (34) 99805-6190, por favor, que te repassamos direitinho os aços e medidas que temos disponiveis no momento. Aguardamos o seu contato, grande abraço!
bom dia
preciso de lamina para corte de castanha de caju de alta resistencia na dimençoes: espessura 2mm
largura 40mm
As laminas que atualmente uso se desgastam com faciliidade
Pode ser de aço inox
Olá Marcelo, tudo bem? Nos encaminhe uma mensagem no whatsapp da loja (34) 99805-6190, por favor, que te repassamos direitinho os aços e medidas que temos disponiveis no momento. Aguardamos o seu contato, grande abraço!
[…] >>> Quer saber mais sobre aços para cutelaria? Confira aqui um guia com aços mais utiliza… […]