No processo de produção de facas artesanais, é muito comum encontrar informações sobre qual aço escolher, materiais para cabos, ferramentas para oficina, mas pouco se fala sobre a importância das bainhas de facas no transporte, na conservação do corte e proteção da lâmina contra a ação do tempo.
Por isso, selecionamos abaixo os motivos porque as bainhas são importantes e os principais materiais utilizados para confeccioná-las na cutelaria.
>>> Confira também 3 dicas para melhorar o design das suas lâminas <<<
Mas, afinal, por que uma boa bainha de faca é importante?
As bainhas podem parecem um mero acessório robusto, preso ao cinto.
No entanto, a verdadeira utilidade de uma boa bainha é proteger a faca dos elementos, facilitar o seu transporte e proteger o seu corte. Além disso, como não é aconselhável carregar uma faca sem proteção no bolso ou na cintura, o uso de uma bainha é obrigatório.
QUAIS MATERIAIS UTILIZAR PARA FAZER MINHAS BAINHAS?
Couro
O couro é um dos materiais para bainhas de facas, mais testados com o tempo. É um dos poucos materiais que é tão útil quanto estético e conhecido por sua aparência clássica e por ser altamente durável.
Mas embora resistente, o couro é um material que deve ser cuidado. É necessário ter cuidado com a umidade e aplicar nele uma camada de óleo de vez em quando, mas se você fizer isso, é bem possível que a bainha dure mais que a faca em muitos casos.
Nylon
O nylon é outro material comum encontrado no mercado de bainhas. As bainhas feitas de nylon oferecem uma boa relação custo benefício a quem opta por elas, pois são razoavelmente baratas em comparação com o couro, mas ainda oferecem às facas boa durabilidade e proteção.
Kydex
O kydex é um material novo e moderno. Trata-se de um tipo de plástico, que se destaca por sua incrível durabilidade e resistência, apesar de esteticamente não ser tão agradável quanto as bainhas de couro.
Ao contrário das bainhas de couro, o kydex não precisa de tantos cuidados com relação à umidade ou às mudanças constantes de ambiente e temperatura, por isso, é muito comum encontrar bainhas de kydex em facas direcionadas para atividades outdoor.
Outra desvantagem do kydex é que a bainha pode prejudicar um pouco o corte da lâmina, devido ao atrito entre o kydex e a faca.
Existem muitas maneiras de avaliar se sua faca precisa ou não de uma bainha.
Entre elas estão a facilidade com que a bainha pode ser ajustada à lâmina; a forma ou a altura em que ela fica pendurada no corpo; como essa bainha influenciará na conservação da lâmina; se para mantê-la ali a faca precisará passar por algum tipo de tratamento.
Embora todos esses detalhes sejam importantes é necessário avaliar as necessidades de cada faca para escolher a bainha mais adequada. Por exemplo: uma faca de caça, deve ter uma bainha resistente à água, leve e fácil de prender na roupa e de ser desembainhada. Enquanto uma picanheira, que só é utilizada em churrascos e ocasiões especiais, poderá ter uma bainha de couro, com fechamento em botão e detalhes mais trabalhados.
Em última análise, a única coisa que importa ao escolher uma bainha é se você está satisfeito ou não com ela. Verifique as necessidades das suas facas artesanais e coloque a mão na massa! E não se esqueça de acessar a Loja do Cuteleiro para adquirir os materiais para fazer suas bainhas.