A cutelaria é uma arte praticada há milhares de anos e depois de descobrir como começar, é fácil pensar que é só aquecer o aço e fazer suas facas artesanais.
Na maior parte das vezes, isso é verdade.
Se você tem tudo que precisa em termos de equipamento de segurança, ferramentas básicas e materiais, não há muitos motivos para não começar a praticar agora.
No entanto, existem algumas coisas que você deve evitar, principalmente se estiver começando na cutelaria, que podem melhorar e muito a qualidade das suas primeiras facas artesanais.
Então confira abaixo, os 5 erros mais comuns que os cuteleiros iniciantes cometem e como evitá-los.
1. NÃO ESPERAR O AÇO AQUECER O SUFICIENTE
Sabemos que você quer começar a forjar imediatamente. No entanto, o que muitos cuteleiros iniciantes fazem, na ânsia de começar a martelar, é não aquecer o metal o suficiente e, uma vez que o metal não está maleável o suficiente, o trabalho na forja é duplicado, pode deixar várias marcas na lâmina ou até mesmo quebrar a peça.
Embora a maioria dos aços tenham temperaturas de forja diferentes, na maioria das vezes, é mais eficiente monitorar a cor do aço em vez de observar há quanto tempo ele está na forja.Certifique-se que o metal está suficientemente aquecido e retire-o da forja somente quando ele assumir um tom laranja vivo, para que esteja macio o suficiente para ser moldado.
2. CUIDADO COM O FOGO
Embora seja importante garantir que o aço esteja suficientemente aquecido, é necessário cuidar também para que o fogo não esfrie enquanto você trabalha na bigorna, principalmente se você estiver utilizando uma forja improvisada.
Isso pode parecer óbvio a princípio, mas se você estiver muito focado em martelar seu aço ou preparando os outros processos que se seguirão, pode ficar surpreso com a rapidez com que o fogo se extinguirá, fazendo-o perder bastante tempo de trabalho.
3. FALTA DE PRÁTICA
O segredo para um sucesso consistente e uma boa produção como cuteleiro é manter o ritmo. É só dessa forma que você conseguirá aplicar o conhecimento teórico e experimentar novas técnicas aos seus projetos de forma efetiva para obter lâminas cada vez melhores.
A dica é aproveitar todo o tempo livre que tiver disponível para colocar a sua cutelaria em prática.
4. NÃO PEDIR CONSELHOS A OUTROS CUTELEIROS
Outro erro comum que cuteleiros iniciantes cometem, é não procurar o conselho de cuteleiros mais experientes quando deveriam. Hoje, é possível se conectar a toda uma comunidade de cuteleiros experientes e dispostos a compartilhar seus conhecimentos por meio de fóruns, vídeos do YouTube, perfis no Instagram e outros recursos que podem ajudá-lo a aperfeiçoar suas técnicas na confecção de facas artesanais.
5. NÃO APROVEITAR O PROCESSO
A cutelaria deve ser divertida.
Acredite, a melhor maneira de se tornar realmente bom na confecção de facas artesanais é aproveitar o processo. Não importa se você é um cuteleiro iniciante ou profissional.
Divirta-se enquanto forja e se sentir que está frustrado, faça uma pausa, confira seu projeto e lembre-se do motivo que levou a começá-lo, só então retome o que estava fazendo.
>>> Confira aqui 3 dicas para melhorar o design das suas lâminas <<<
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir tudo que você precisa para fazer suas facas artesanais, com ofertas imperdíveis todos os dias.
Muito bom e proveitosos os ensinamentos
Obrigado Amigo!!! Continue acompanhando a gente!