Muitas vezes as pessoas pensam que investir em facas artesanais é uma garantia de facas que nunca perderão o corte.
No entanto, por melhores que sejam suas facas, com o tempo e o uso, elas irão se desgastar e perder o poder de corte. E para manter o fio de uma faca em bom estado, é importante que ela esteja sempre amolada e afiada.
Estamos acostumados a usar erroneamente esses dois termos como sinônimos, mas eles se tratam de duas etapas do processo.
A afiação consiste em remover o metal da lâmina para melhorar sua capacidade de corte (saiba como afiar suas facas clicando aqui).
Já quando falamos em amolar uma faca, estamos falando de desentortar o fio para que ele fique reto e cumpra melhor a função do corte.
É justamente aí que o uso de uma boa chaira pode facilitar e muito a sua vida, principalmente se a faca que você precisa amolar é uma faca de cozinha. Isso, porque ela é uma maneira rápida e que exige pouca técnica para realinhar o fio da sua faca antes do uso, no dia a dia.
Mas como escolher a melhor chaira para amolar suas facas?
ESCOLHA A MELHOR CHAIRA PARA SUAS FACAS
Quando for escolher a chaira ideal para suas facas, leve em consideração o material, o tamanho e a ergonomia do cabo.
Em geral, as chairas são encontradas em três estilos: estriada, diamantada e cerâmica.
As chairas estriadas costumam ser feitas em aço carbono, proporcionando mais resistência e versatilidade no processo, além de possuir ótimo custo-benefício para os iniciantes.
As chairas cerâmicas são feitas em zircônio, que é mais leve e forte se comparada às de aço carbono.
Já as chairas diamantadas são mais abrasivas e podem também ser utilizadas para a afiação, já que removem mais material da lâmina.
O tamanho da chaira é outro fator que deve ser levado em consideração, tanto pela segurança quanto pela eficiência. O recomendado é que ela possua uma haste mais longa ou pelo menos do tamanho das lâminas que serão amoladas com ela.
A ergonomia do cabo se refere principalmente, ao conforto para segurar a chaira. Então, escolha chairas com cabos que comportem bem suas mãos e permitam que seus dedos fiquem mais firmes, para evitar que suas mãos escorreguem.
ENCONTRE O MELHOR ÂNGULO PARA AMOLAR SUAS FACAS
Independentemente do tipo de chaira o uso é o mesmo, mas cada faca possui o fio com uma angulação diferente, por isso, é preciso ficar atento ao fio da sua lâmina, para amolá-lo ao invés de danificá-lo.
Segure a chaira com sua mão não dominante apoiando a outra extremidade dela em uma superfície firme, como uma mesa ou uma tábua de corte.
Com sua mão dominante, segure a faca de confira o ângulo de afiação, encostando-o contra a chaira e puxando a lâmina em sua direção em um movimento semelhante ao de fatiar.
Repita este processo de 5 a 10 vezes de cada lado da lâmina, de acordo com o desgaste que ela precisará sofrer para alinhar o fio.
Não se esqueça de lavar a faca antes de usar para remover os restos do metal que se se soltaram no processo de amolação.
TIRE UM TEMPO PARA APRIMORAR SUA TÉCNICA
Por mais que o uso da chaira seja simples e fácil, como tudo na cutelaria, esta técnica exigirá um pouco de prática, até que você obtenha um resultado próximo ao 100%.
Com o tempo, você irá aprimorar suas técnicas e aprenderá a manter o fio das suas facas artesanais funcionais por muito mais tempo.
E aí, gostou dessas dicas?
Aproveite para dar uma passadinha na Loja do Cuteleiro e conferir as chairas que temos disponíveis em nosso estoque para você.
Até a próxima!
Boa noite
Vocês irão vender aço para cutelaria em pó?
Desde já agradeço.
Bom dia! Temos essa expectativa sim e estamos trabalhando pra evoluir nesse sentido. Acompanha a gente nas redes sociais que em qualquer novidade estaremos divulgando. Obrigado!