Os objetos cortantes são parte da história da humanidade há milênios e fazem parte da lista de equipamentos que não podem faltar em diversas atividades como a prática de esportes, a culinária ou a defesa pessoal.
A grande diversidade de facas existentes costuma gerar dúvidas a respeito de qual é a mais apropriada para cada atividade, principalmente para os interessados em ingressar na cutelaria artesanal.
Por conta disso, a seguir, falaremos sobre as características de algumas das ferramentas de corte mais conhecidas na cutelaria artesanal, para que você possa diferenciá-las, a fim de assegurar a utilização adequada de cada uma delas.
1 – FACA
A faca é o primeiro objeto que vem à mente quando falamos de corte e existe uma enorme gama de finalidades diferentes de lâminas que formam uma faca.
Pode-se definir como faca, qualquer lâmina capaz de ser empunhada e que visa a prática de uma ou mais das seguintes ações: cortar, perfurar, esfolar, separar e fatiar.
2 – CANIVETE
Os canivetes podem ser de forma simples definidos como lâminas dobráveis ou retráteis e por isso, são mais compactos e discretos, sendo utilizados mais comumente na defesa pessoal e atividades ao ar livre.
3 – FACÃO
O facão é composto por uma lâmina comprida e robusta, feita para suportar golpes pesados sem sofrer danos. Por isso, é um equipamento indispensável em tarefas relacionadas à agricultura, trilhas e camping.
4 – MACHADO
O machado foi desenvolvido para utilizar a gravidade como forma de facilitar o corte, tanto em atividades cotidianas como o corte de madeira, quanto no combate.
Sua estrutura é composta de uma lâmina côncava afiada, fixada a um cabo comprido de madeira para ser segurado com as duas mãos, produzindo o impacto necessário para realizar o corte.
É importante, não confundir o machado com a machadinha, que é menor, mais leve e utilizada apenas com uma mãos.
E aí, gostou de conhecer alguns objetos de corte comuns na cutelaria artesanal? Conta pra gente e mande mais opções para a gente incluir nesta lista!
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir os materiais para fazer suas facas artesanais.