A cada dia que passa a cutelaria artesanal conquista novos admiradores e adeptos em todo o mundo, principalmente, porque conversa com a realidade e as necessidades de cada cuteleiro, possibilitando a confecção de facas com diferentes estilos, acabamentos e funcionalidades.
Conhecer as funcionalidades de cada modelo de faca artesanal, assim como a teoria e as técnicas construtivas que se relacionam com a cutelaria, como a estrutura de uma faca, geometria das lâminas, os tipos de desbaste e no caso do post de hoje, os desenhos de lâminas, é muito importante para que o cuteleiro possa trabalhar melhor e aprimore seu trabalho.
As facas Hidden Tang são caracterizadas por não possuírem a parte da espiga visível, que é feito ao envolver a estrutura de aço pelo material do cabo, deixando-a totalmente oculta.
As facas com hidden tang necessitam de alguns cuidados para assegurar sua qualidade e segurança de uso. Por isso, selecionamos algumas dicas que poderão lhe ajudar a expandir seus conhecimentos e lhe ajudarão a fazer lâminas melhores. Confira:
A LÂMINA E O ESPIGÃO DEVEM SER SIMÉTRICOS
Em outras palavras, é preciso que as medidas da lâmina e da espiga estejam retas, alinhadas com a linha central da lâmina.
Se a espiga estiver torta para a direita ou para a esquerda da lâmina, o encaixe da proteção ou a alça também ficará desigual. Por isso, é necessário ficar atento e retomar o trabalho na forja ou na lixadeira para corrigir essas imperfeições desde o início.
MONTAGEM DA GUARDA
Depois de certificar que a espiga não está pendendo para esquerda ou para a direita, é necessário ajustar a guarda da faca em um ângulo de 90° graus, levando em consideração a linha central da lâmina.
INSERINDO O CABO
Agora com a guarda escolhida e na medida certa, você pode começar o encabeamento da sua faca.
Na maioria das vezes, não se corta o cabo pela metade como em uma lâmina full tang, é escolhida uma peça sólida de madeira, chifres de animais ou até mesmo um cabo de material sintético, que depois será ajustado e preso com um pomo ou botão, para que fique preso e seguro.
Lembre-se: é mais importante encaixar o material do cabo à guarda e ao pomo do que à espiga em si. Isso não significa que o ajuste será feito de qualquer jeito, apenas que ele não precisa ser perfeito já que será usada uma cola para auxiliar nesse processo.
Se a lâmina estiver reta e a proteção estiver a 90° em relação à linha da lâmina e da espiga, você terá uma boa faca com espiga oculta ou hidden tang.
E aí gostou dessas dicas? Experimente e conte para nós a sua experiência.
Aproveite também para visitar a Loja do Cuteleiro e conferir as melhores opções em insumos, ferramentas e materiais para fazer suas facas artesanais.
Até a próxima!