O aço damasco foi uma das grandes descobertas do mundo antigo. Esse material foi inventado há mais de 1500 anos, sempre provocando admiração e curiosidade nos homens e são até hoje, um dos principais interesses de cuteleiros em todo o mundo.
Já falamos aqui no blog sobre as origens, seu processo de confecção e alguns do padrões mais comuns adotados na sua produção, agora abordaremos outro aspecto importante para a criação de peças conhecidas por sua aparência, resistência e rigidez.
A fabricação de aço damasco acontece a partir mistura de um aço com alto teor de carbono e outro com alto teor de níquel e utiliza diversas técnicas e processos durante toda a confecção, que é acompanhada do uso de químicos que garantem a qualidade da lâmina, evitando delaminações e a revelação de padrões mais nítidos.
Confira abaixo os químicos utilizados no processo de fabricação do aço damasco:
BÓRAX
O bórax, também conhecido como Borato de Sódio ou Tetraborato de Sódio é um sal hidratado de sódio e ácido bórico, muito utilizado no caldeamento de aços durante a forja.
Ele auxilia na junção das camadas dos aços com composições químicas diferentes. Durante a forja, quando o aço ao atinge a temperatura de caldeamento, é polvilhada uma camada de bórax e inicia-se o martelamento rápido, que é repetido diversas vezes ao mesmo tempo em que se aumenta o aquecimento até que toda a barra esteja totalmente fundida.
PERCLORETO DE FERRO
O Cloreto Férrico ou Percloreto de Ferro – IPF, como é mais conhecido, é um sal que em solução aquosa, ajuda a formar uma pequena película de oxidação controlada na superfície das lâminas de aço carbono.
Ele é utilizado para revelar os padrões do aço damasco, mergulhando a lâmina em uma solução homogênea, que deve ser inspecionada até que alcance o resultado desejado.
BICARBONATO DE SÓDIO
Depois de deixada na solução de percloreto por alguns minutos, a lâmina é retirada e lavada em uma solução de bicarbonato de sódio, que é utilizado para neutralizar a ação do percloreto de ferro, após a sua aplicação na lâmina, paralisando sua corrosão.
FOSFATO DE MANGANÊS
O revestimento de fosfato de manganês é um dos processos de fosfatização, em que a solução dissolvida de ácido fosfórico aplicado, reage quimicamente com a superfície da parte, em que é revestida formando uma camada de fosfatos cristalinos.
Na produção de aço damasco, a lâmina é submetida a um banho de fosfato de manganês sob temperatura e tempo controlados, depositando-se principalmente sobre as camadas de aço carbono. E uma vez que p fosfato de manganês é negro e removendo-o com uma lixa fina das camadas de aço níquel, forma-se um belo contraste entre as camadas negras e prateadas, valorizando ainda mais os padrões do aço damasco.
Agora que você conhece mais sobre os químicos utilizados no processo de fabricação do aço damasco e quer se aventurar na sua confecção, acesse a Loja do Cuteleiro e adquira esses e diversos outros produtos essenciais para auxiliar na confecção de suas facas artesanais. Até a próxima!
boa noite gostaria de informacoes sobre o valor do Percloreto Férrico, Bicarbonato de Sodio, Fosfato de Mangânes
Olá bom dia Paulo, tudo bem? Segue link dos quimicos disponiveis em nosso site: https://www.lojadocuteleiro.com.br/quimicos/ Qualquer dúvida estamos à disposição, abraços!