Ao fazer suas facas artesanais, você deve prestar atenção especial à escolha do tipo de aço usado na lâmina, que junto com a geometria e o design da aresta, é um dos elementos que determinam o bom desempenho de uma faca.
O aço é essencialmente uma liga (ou seja, uma mistura) de carbono e ferro que geralmente é enriquecido com outros elementos para melhorar certas características, dependendo da aplicação desejada.
>>> Conheça aqui os aços mais utilizados na cutelaria e suas composições <<<
Na indústria de facas, diversos tipos de aço são utilizados variando os tipos de elementos aditivos, assim como processos de fabricação, como a forja ou o desbaste.
Em última análise, os diferentes tipos de aço usados nas lâminas das facas possuem, cada um, vários graus dessas cinco características principais:
1 – DUREZA
Dureza é a capacidade de resistir à deformação quando sujeita a tensões e forças aplicadas. A dureza em aços para facas está diretamente relacionada à resistência e geralmente é medida usando a escala Rockwell C (também conhecida como “HRC”).
2 – TENACIDADE
A tenacidade é a capacidade de resistir a danos como rachaduras ou lascas, geralmente causadas pelo impacto ou “cargas repentinas”.
Existem várias maneiras de medir a tenacidade, portanto, ela é menos padronizada que a dureza quando se trata de facas, mas em geral, quanto mais duro o aço, menos resistente ele será.
3 – RESISTÊNCIA AO DESGASTE
A resistência ao desgaste é a capacidade do aço de resistir aos danos tanto do desgaste abrasivo quanto do adesivo. O desgaste geralmente está relacionado à dureza, mas também é fortemente influenciado pela química específica do aço.
4 – RESISTÊNCIA À CORROSÃO
A resistência à corrosão é a capacidade de resistir à oxidação do aço, causada por elementos externos, como umidade, umidade e sal, gerando a ferrugem. A resistência à corrosão, geralmente está relacionada à quantidade de carbono presente na composição do aço.
5 – RETENÇÃO DO FIO
Retenção do fio representa o tempo em que a lâmina manterá sua nitidez, quando sujeita a períodos de uso. Infelizmente, medir a retenção do fio de uma lâmina é algo muito subjetivo, pois é uma combinação de resistência ao desgaste e uma aresta que resiste à deformação.
>>> Leia também algumas dicas para escolher o melhor aço para forjar suas lâminas <<<
A escolha do melhor aço para facas não é simplesmente uma questão de maximizar cada uma das propriedades acima, trata-se de uma espécie de troca, onde é necessário escolher as características mais importantes para sua facas, em detrimento de outras.
Basicamente, o material que torna o aço forte (alto teor de carbono / carbonetos) possivelmente diminuirá a tenacidade. E conhecer essas características tornará possível que faça a melhor escolha do aço para fazer suas facas artesanais.
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro para adquirir aços e todos os materiais que você precisa para fazer suas facas artesanais.
Até a próxima!
Eh verdade. Acos ” sinterizados” , como os CPM , atualmente me parecem uma excelente opção. Apesar do preço e dificuldade d obtenção.
Abcos
Eu, Abner Di Siqueira Cavalcante, desejando aprender mais sobre cutelaria e conhecedor de alguma coisa sobre metais advindo de um curso de engenharia, aprecio trabalhar com o aço 5160 que, também proporciona a confecção de ferramentas para tornearia em madeira. Ao referir ao aço 5160, não significa que melhores outros não possam haver, razão pela qual a mensagem pelos senhores propostas são muito bem vindas. Obrigado,
Com toda razão Abner, realmente o Aço 5160 é um aço excelente para confecção de facas. Continue acompanhando o nosso blog, grande abraço!
Gostei muito da mensagem do Blog do Cuteleiro.
Ficamos extremamente felizes. Continue acompanhando o nosso blog pois estamos sempre publicando assuntos bem interessantes no ramo da cutelaria. Grande abraço!
Já me referi aos senhores anteriormente, mas dentro desta página. Apenas acentuo que meu desejo de aprendisagem é grande nesta área, mesmo com quase 80 anos de idade.
Muito obrigado, aprendizado nunca é demais, não é mesmo? Sempre está em tempo. Sempre que precisar estamos à disposição, abraços!