O processo de forjamento pode parecer uma etapa simples da confecção de facas artesanais, mas ele é muito mais do que aquecer o aço e martelar na bigorna.
Quando falamos em martelamento, por exemplo, muitas coisas podem dar errado se um cuteleiro não sabe como usar um martelo corretamente, como destruir a face da bigorna, estragar a peça de trabalho, sofrer ferimentos, queimaduras, etc.
Ou seja, prestar atenção à técnica lhe permitirá ter mais agilidade e criar uma cadência na aplicação dos golpes de martelo, evitando acidentes e problemas, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade das suas facas artesanais.
A boa notícia é que existem várias maneiras de melhorar suas técnicas de martelagem e aqui estão algumas dicas simples que o ajudarão a melhorar sua precisão e técnica:
1 – USE O PULSO, NÃO OS OMBROS
Ao contrário das imagens tradicionais de ferreiros, que levantam a mão no ar e golpeiam o martelo com força, um profissional moderno martela com o pulso.
Usar o movimento do pulso enquanto martela, causa um impacto mais preciso no aço e também ajuda no detalhamento do objeto.
Outra dica é que ao martelar, você se certifique de usar todo o braço e não apenas o antebraço para levantar o martelo.
2 – PRESTE ATENÇÃO NA ALTURA DA BIGORNA
Definir a bigorna na altura certa é uma das primeiras coisas a se considerar antes de começar a trabalhar. Existem duas razões principais para isso: a prevenção de lesões e a preservação de energia durante o trabalho.
A altura errada das bigornas costuma colocar muita pressão nos ombros e na parte inferior das costas, o que pode causar várias lesões e com o tempo, poderá provocar ferimentos.
A segunda razão é preservar a energia que você gasta batendo no aço.
Quando a bigorna não está ajustada corretamente, você é forçado a fazer compensações posturais, o que muitas vezes faz com que você perca o nível de energia rapidamente.
Uma dica para ajustar a bigorna na altura certa é simplesmente ficar ao lado dela:
- Fique de pé ao lado da bigorna, do lado oposto ao da sua mão dominante (se você for destro, fique do lado esquerdo, se for canhoto, do lado direito).
- Abra um pouco as pernas de forma que elas fiquem com a mesma largura dos seus ombros.
- Depois disso, feche sua mão dominante em punho e observe a altura onde ficam os nós dos dedos.
- Esta é a altura ideal da sua bigorna.
3 – ESCOLHA O MARTELO IDEAL PARA VOCÊ
Depois de determinar a altura ideal da bigorna, agora é hora de escolher o tamanho ideal do martelo.
Normalmente, os martelos para cutelaria são divididos em três grupos principais:
- Martelos de tamanho pequeno – 0,5 a 1 kg
- Martelos de tamanho médio – 1 a 2 kg
- Martelos de grande porte – mais de 2 kg
Caso seja um iniciante, prefira usar um martelo mais leve, pois quanto mais pesado o seu martelo for, mais controle e precisão serão necessários para manuseá-lo. Além disso, o martelo mais leve permite que você trabalhe por mais tempo com o mínimo de chance de ferimentos.
O comprimento do cabo geralmente é de 30 a 40 centímetros, mas uma maneira simples para encontrar o comprimento ideal do martelo é segurar a cabeça do martelo e apontá-la para o seu bíceps. A extremidade da alça deve estar na dobra do cotovelo.
Para determinar a espessura ideal do cabo do seu martelo, segure o cabo e observe se seus dedos não alcançarem a palma, sua alça é muito grossa. Por outro lado, se seus dedos podem tocar facilmente sua palma, a alça provavelmente é muito fina.
4 – PRATIQUE NA BIGORNA
Uma das melhores maneiras de dominar um ritmo preciso de martelar, é praticar batendo em um ponto específico da bigorna.
Faça um ‘X’ na bigorna com giz e utilizando um martelo, bata repetidamente no centro do ‘X’ até que a marca desapareça.
Mire no centro do ‘X’ e bata repetidamente, até que a marca desapareça. Tente acertar no ponto central tanto quanto for possível. Faça isso repetidamente até que você seja capaz de acertá-lo com precisão e ritmo razoáveis.
Depois de desenvolver algum tipo de ritmo de martelagem, você pode fazer este mesmo exercício com um aço na bigorna.
5 – MANTENHA O RITMO
O segredo para um sucesso consistente e uma boa produção como ferreiro é manter o ritmo de forma estratégica e focada em melhorar seus resultados.
Melhorar suas técnicas e eficiência de martelagem deve ser um processo contínuo. Trabalhe sempre para aperfeiçoar sua precisão, caso contrário, você estará condenado a repetir os mesmos erros em seus futuros projetos de cutelaria.
E aí, curtiu conhecer estas dicas para melhorar suas técnicas de martelagem?
Compartilhe este post com seus amigos cuteleiros e aproveite para acessar a Loja do Cuteleiro para adquirir todos os materiais para fazer suas facas artesanais.