Tirar boas fotos das suas facas parece uma simples, mas não é, principalmente por se tratar de um objeto que precisa estar focado de ponta a ponta, para mostrar todos os detalhes da peça. Cada linha deve ser totalmente revelada e uma profundidade estabelecida para transmitir a espessura ou o tamanho da faca.
É por isso, que separamos algumas dicas para ajudá-lo a tirar fotos melhores de suas facas artesanais e a valorizar o seu trabalho na cutelaria. Confira:
ESCOLHA UMA BOA CÂMERA
Para tirar boas fotos das suas facas você pode tanto investir em uma câmera profissional, quanto utilizar a câmera do seu celular, se ela tiver uma qualidade maior que 5 megapixels.
O que é importante, na verdade é observar a resolução em que as fotos ficam salvas, pois é isso que garante que elas tenham uma boa qualidade e fiquem mais nítidas para mostrar os detalhes do objeto que estiver sendo fotografado.
Certifique-se de modificar as configurações da sua câmera ou celular para a maior resolução que estiver disponível.
LIMPE A LENTE DA CÂMERA
Limpar a lente da sua câmera também faz toda a diferença nas suas fotos. Se você fuma ou anda sempre com o telefone no bolso, pode haver poeira ou marcas de dedo em sua lente. Pegue um algodão seco e passe delicadamente sobre a lente antes de começar a fotografar.
COMPOSIÇÃO
Sinta-se à vontade para ser criativo quanto ao cenário da foto, mas garanta que a faca seja a principal atração. Certifique-se de que nenhuma parte da faca seja cortada e não esconda sua ponta ou cabo.
Fique atento também ao contraste da faca com o plano de fundo escolhido para a composição. Uma faca fosfatizada posicionada em um tronco de árvore enegrecido, por exemplo, aparece menos que colocada sobre uma madeira mais clara. A mesa coisa com uma faca com o cabo colorido em fundo com vegetação também. Procure sempre escolher fundos que destaquem a sua faca e valorizem seus detalhes e características.
PROFUNDIDADE E ÂNGULOS
Em termos simples, você precisa garantir que suas facas não pareçam disformes ou desproporcionais.
Encontrar o ângulo certo também ajudará a impedir que sua faca pareça plana. Apoie sua faca de alguma forma que permita mover e capturar a espessura da peça.
A dica para conseguir o melhor ângulo e profundidade é tirar várias fotos de ângulos e distâncias diferentes e escolha a melhor. Se você não acertar, não se preocupe, é só voltar lá e tirar dezenas de outras fotos, até encontrar 1 que represente fielmente a sua peça.
ILUMINAÇÃO
Tente sempre fotografar suas facas durante o dia, utilizando a luz natural do ambiente, pois ela tende a ser mais fácil de usar e ajuda a valorizar mais suas lâminas.
Pouca luz, luz fluorescente e ambientes escuros têm o potencial de diminuir a qualidade da foto e modificar as cores e detalhes do objeto que está sendo fotografado.
Evite usar o flash direto da sua câmera. Ele apenas fará imagem sobreposta e mal iluminada da sua faca. A dica é, utilizar uma outra fonte de luz mais difusa, direcionada de uma parede ou teto, mas nunca coloque-a diretamente sobre a lâmina.
Essas são apenas algumas dicas para fotografar melhor seus projetos. E investir em boas fotos pode fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho na cutelaria e queriam compartilhá-lo. Experimente estas dicas e conte para nós o que achou.
Aproveite também para dar uma passadinha na Loja do Cuteleiro e adquirir os insumos que você precisa para fazer suas facas artesanais.