Você provavelmente já percebeu que a escolha do aço é determinante para fazer boas lâminas.
Diferentes tipos de aço possuem composições químicas diferentes, onde cada elemento é fundamental para fornecer a melhor base para um bom aço para facas.
As quantidades de elementos de liga afetam propriedades do aço como dureza e resistência à corrosão, tornando-o mais previsível e fácil de usar.
>>> Conheça 5 características que todo aço aços para cutelaria deve ter <<<
A composição química de um aço para facas deve ser equilibrada, sem excesso de liga e precisa. Por isso, é essencial conhecer as especificações do aço para cutelaria, de forma a garantir uma alta qualidade na faca acabada.
Confira aqui uma uma análise dos elementos mais comuns no aço para facas:
1 – Alumínio (Al)
É principalmente usado para dificultar a oxidação do aço. No entanto, em pequenas quantidades também controla o crescimento do tamanho do grão.
2 – Boro (B)
Geralmente, é adicionado ao aço para melhorar a temperabilidade. Mais eficaz em aços de baixo carbono.
3 – Carbono (C)
Presente em todos os aços para facas, o carbono é o elemento mais importante de endurecimento do aço, reduzindo o desgaste que o material poderá sofrer com o tempo, mas a medida em que é adicionado, pode reduzir a tenacidade do aço e aumentar seu potencial de oxidação.
Os teores de carbono presentes em aços são classificados em baixo carbono (0,3% ou menos), o meio (0,4% e 0,7%) e alto (0,8% ou mais).
4 – Cromo (Cr)
O cromo é o elemento que atua no combate à corrosão do aço. As facas de aço inoxidável têm o cromo como ingrediente principal, normalmente no mínimo 12%. O cromo também aumentará a força de uma faca, no entanto, a adição de cromo em grandes quantidades diminui a resistência.
5 – Cobalto (Co)
Aumenta a dureza e também permite maiores temperaturas de têmpera durante o procedimento de tratamento térmico. O Cobalto também intensifica os efeitos individuais de outros elementos em aços mais complexos.
6 – Cobre (Cu)
Na composição de aços, o cobre é utilizado para combater a corrosão, maquinabilidade (facilidade de mecanização) e resistência mecânica da lâmina, conservando a alta condutibilidade elétrica e térmica do aço.
7 – Chumbo (Pb)
Adicionado ao aço em pequenas quantidades para melhorar a usinabilidade.
8 – Enxofre (S)
Normalmente não é desejável em aços para cutelaria, o enxofre aumenta a usinabilidade, mas diminui a tenacidade.
9 – Fósforo (P)
Presente em pequenas quantidades na maioria dos aços, o fósforo é essencialmente um contaminante, que reduz a tenacidade das lâminas. Em quantidades muito pequenas, melhora a resistência, a usinabilidade e a dureza.
10 – Manganês (Mn)
O manganês melhora a estrutura do grão e contribui para a temperabilidade e resistência ao desgaste. Presente na maioria dos aços para cutelaria, em grandes quantidades, aumenta a dureza e ajuda a melhorar a resposta do material ao tratamento térmico, reduzindo a distorção das peças e melhorando sua resistência à corrosão.
11 – Molibdênio (Mo)
Evita a fragilidade do aço e mantém a resistência do aço em altas temperaturas, também melhora a usinabilidade e resistência à corrosão.
12 – Nitrogênio (N)
O nitrogênio atua de forma muito semelhante ao carbono na liga, atuando como substituto do carbono no aço inoxidável. Quando se adiciona nitrogênio aos aços inoxidáveis, consegue-se aumentar, simultaneamente, a resistência mecânica, a resistência ao desgaste e à corrosão.
13 – Nióbio (Nb)
O nióbio é um forte formador de carboneto e melhora a ductilidade, dureza, resistência ao desgaste e à corrosão. Além disso, refina a estrutura do grão.
14 – Níquel (Ni)
O níquel é utilizado para aumentar a dureza do aço, sua resistência ao impacto e ductilidade. É também um material de grande resistência mecânica à corrosão e à oxidação.Outra razão pela qual o Ni é adicionado a uma liga é que ele cria porções mais brilhantes nos aços damasco.
15 – Selênio (Se)
Normalmente não é desejável em aço para cutelaria, mas assim como o enxofre, em pequenas quantidades pode ser adicionado para melhorar a usinabilidade.
16 – Silício (Si)
É caracterizado por aumentar a resistência em aços pobres e produz forte dureza, resistência ao desgaste e aos ácidos. Além disso, remove o oxigênio do metal enquanto ele está sendo formado.
17 – Tântalo (Ta)
Quimicamente, é muito semelhante ao Nióbio (Nb) e como tal, tem efeito semelhante na liga, contribuindo para melhorar a ductilidade, dureza, resistência ao desgaste e à corrosão.
18 – Titânio (Ti)
Usado para controlar o crescimento do tamanho do grão, o que melhora a tenacidade. Também transforma as inclusões de sulfeto de forma alongada em globular, melhorando a tenacidade e a ductilidade.
19 – Tungstênio (W)
O Tungstênio aumenta o limite de resistência à tração, à abrasão e a dureza a quente dos aços, no entanto, reduz sua condutividade térmica. Esse elemento é muito encontrado em aços rápidos e é um formador de carbonetos que melhora a retenção do corte das lâminas.
20 – Vanádio (V)
O vanádio em pequenas concentrações aumenta a dureza a quente e diminui o tamanho do grão do aço. Também ajuda a melhorar a retenção do corte, a resistência ao desgaste e o limite de escoamento em aços rápidos.
21 – Zircônio (Zr)
Normalmente é adicionado a aços de baixa liga e baixo carbono para melhorar as características de inclusões do aço, ou seja, transforma a forma de alongada em globular, melhorando a tenacidade e a ductilidade.
E aí, gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer também os principais aços utilizados na cutelaria e visite a Loja do Cuteleiro para adquirir todos os insumos necessários para fazer suas facas artesanais.
[…] >>> Conheça 21 elementos químicos presentes no aço e sua importância na cutelaria artes… […]