Facas são ferramentas duráveis, que merecem o cuidado e a manutenção adequados para que permaneçam em sua família por várias gerações. Embora seja uma ferramenta extremamente versátil, cada faca tem características que a tornam mais ou menos adequadas para cada função, necessitando também de cuidados específicos para que continuem robustas e eficientes no decorrer dos anos.
Por isso, para garantir a qualidade da faca e evitar o processo de desgaste dessas lâminas, são necessários alguns cuidados especiais, simples de serem feitos e que fazem toda a diferença. Confira abaixo algumas dicas para cuidar melhor de suas lâminas, de acordo com seu material de fabricação.
CUIDADOS GERAIS
Respeite a função para qual sua lâmina foi desenvolvida. Nunca utilize uma faca como alavanca martelo ou facão, por exemplo, pois isso pode acarretar na quebra da lâmina ou desgaste do fio.
Quando a faca for utilizada regularmente na cozinha, prefira lavá-la à mão, com água e detergente neutro, secando-a logo em seguida.
Os cabos também são partes muito importantes das facas. Enquanto os de materiais sintéticos e não porosos são mais resistentes, os de madeira merecem atenção maior. Limpe-os com frequência e aplique uma camada de óleo, como o azeite, para auxiliar nessa limpeza.
Não use óleos à base de silicone nas lâminas e nas bainhas, pois podem causar problemas na oxidação do aço e danos ao couro das bainhas.
Mantenha sua faca sempre afiada, pois uma faca cega requer mais força para o corte, o que aumenta o risco de acidentes.
Nunca corte sobre um prato de vidro, cerâmica, louça, pia de mármore, aço ou tábua de vidro. Estes materiais são mais duros que o aço e irão arredondar o fio, sendo necessário o uso de chaira, pedra, lixa ou outra ferramenta abrasiva para reafiar ou reassentar o fio.
AÇO CARBONO E AÇO DAMASCO
Quem adquire ou fabrica facas de aço carbono, sabe que está adquirindo uma lâmina de alta qualidade e com grande resistência. No entanto, por não possuir grandes percentuais de cromo, como no aço inox, as lâminas feitas de aço carbono sofrem um processo natural de oxidação, perdendo um pouco seu potencial estético, mantendo no entanto, a sua força.
Cuidados como nunca guardar a faca suja, manter a faca seca, evitar tocar na lâmina (pois o suor é uma substância oxidante), evitar armazenar a faca na bainha por muito tempo (pois o couro curtido tende a oxidar a lâmina). Para limpeza pesada, retirar a camada de oxidação com o lado verde da esponja de cozinha e para o armazenamento, guardar as lâminas embebidas em gordura, óleo W40, azeite ou vaselina sólida.
O aço damasco é como o aço carbono, sendo ainda mais suscetível aos riscos do lado verde da esponja, que irá remover pouco a pouco o padrão do damasco (o desenho).
Algumas lâminas de aço carbono e damasco também recebem regularmente um banho de percloreto de ferro, um “sal” que oxida levemente o aço, deixando uma cor acinzentada na peça e que ajuda a proteger a lâmina contra a ferrugem.
AÇO INOX
As facas confeccionadas em aço inox tem uma necessidade menor de manutenção, já que a principal característica desse material é a resistência à corrosão, mas é recomendável adotar medidas de conservação apresentadas acima, para garantir que a peça seja bem conservada.
Agora que você já sabe como conservar melhor suas lâminas, acesse a Loja do Cuteleiro e garanta os insumos certos para te auxiliarem nesta tarefa.
Gostei muito da Orientação sobre as facas .Trabalhei 33 anos em Frigorifico e tenho muitas histórias sobre facas .Uns dos maiores problemas de quem Afia Facas é não saber qual á diferença de Corte e Fio . Um Grande Abraço e muito OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.
Olá amigo, realmente esse é um grande problema no ramo da cutelaria mesmo. Estamos sempre publicando assuntos importantes, de forma que auxilie na execução dos projetos de cutelaria, continue acompanhando. Grande abraço!
Gostei muito da Orientação sobre as facas .Trabalhei 33 anos em Frigorifico e tenho muitas histórias sobre facas .Uns dos maiores problemas de quem Afia Facas é não saber qual á diferença de Corte e Fio . Um Grande Abraço e muito OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES.
Olá amigo, realmente esse é um grande problema no ramo da cutelaria mesmo. Estamos sempre publicando assuntos importantes, de forma que auxilie na execução dos projetos de cutelaria, continue acompanhando. Grande abraço!
Gostei muito do Blog do Cuteleiro as informações são boas . Trabalhei 33 anos no Frigor Eder em Santo Amaro SP. fiz SENAI isso em 1959 e depois terminei como chefe de Manutenção,Industrial , Civil e Mecânica .Quando meus filhos passaram á fazer Faculdades eu afiava facas,tesouras e alicates .e me ajudava nas despesas . Uma coisa muito importante na afiação é saber oque é Corte e o que é Fio , isso eu aprendi com os SALAMEIROS ALEMÃES que vinham trabalhar na Empresa e nos ENSINAVA . que também era usada nas Maquinas de corte para fazer as massas.Muito Obrigado e um Grande Abraço aos CUTELEIROS.
Ficamos muito felizes por seu comentário amigo, obrigado pelo complemento. Continue acompanhando o nosso blog que estamos sempre publicando assuntos bem interessantes. Abraços!
Amigo, uma pergunta: Tenho uma faca em aço damasco que foi, erroneamente, lavada com o lado verde da esponja. Isso apagou um pouco do desenho do damasco, principalmente as partes mais escuras (carbono).
Como faço para que os desenhos apareçam novamente com destaque em minha lâmina? preciso refazer o processo de lixamento/banhos químicos?
Olá amigo, tudo bem? Geralmente é só refazer o banho químico com fosfato ou percloreto, não há a necessidade de lixar a lâmina. Qualquer dúvida estamos à disposição 😉