O aço damasco é um tipo único de aço, que se destaca desde o seu surgimento por volta do século XVII, que naquela época era considerado uma forma impura de aço.
No entanto, essa reputação estava longe de ser verdadeira, pois é das “impurezas”, que esse aço obtém suas lendárias resistência e aparência.
Mas este é outro assunto. Você pode conhecer mais sobre as características e a história do aço damasco, aqui.
Embora a antiga arte de fazer facas de aço em Damasco tenha se perdido há séculos, a técnica moderna inclui forjar várias camadas de aço para obter um padrão distinto, dando a ele um aspecto muito profissional e que desperta cada vez mais o fascínio dos cuteleiros em todo o mundo.
Quer forjar uma faca com este material? Veja abaixo quais os processos para forjar sua própria faca artesanal de aço damasco:
SELEÇÃO DO MATERIAL
O aço damasco moderno é feito a partir do caldeamento de dois aços com composições diferentes: um aço de alto carbono e outro aço niquelado ou com baixo teor de carbono.
Por exemplo:
Muitos cuteleiros utilizam o 1084 ou 1095, é forjado com 15N20 (1075 com pequenas quantidades de níquel). O aço 1095 tem cerca de 0,95% de teor de carbono que serve para endurecer o aço e reduzir o desgaste da lâmina com o tempo.
Já o 15N20 aumenta a dureza da lâmina e a propriedade de resistência à corrosão resulta em uma camada de prata quase tão brilhante quanto o níquel. Tanto o aço de alto carbono quanto o 15N20 combinam para dar um bom contraste.
MONTE O BILLET
Corte ambos o aço nas dimensões desejadas e empilhe-os um sobre o outro alternativamente. Faça a soldagem das camadas e não se esqueça de soldar um cabo temporário, para levar o billet à forja e facilitar o processo de caldeamento.
Se você quiser que a lâmina acabada seja mais escura, as camadas de aço de alto carbono devem ter o dobro da quantidade de aço níquel ou baixo carbono.
A forja é aquecida a aproximadamente 1500 – 1700 graus Celsius. O tarugo é mantido dentro da forja até ficar vermelho opaco. Polvilhe um pouco de bórax anidro e deixe derreter.
Repita o processo até que todo o tarugo esteja uniformemente aquecido.
AUMENTE AS CAMADAS
É aqui que você precisará de sua prensa ou martelo. Martele o tarugo para aumentar sua área de superfície total. Certifique-se de não martelar em apenas uma direção.
Corte o tarugo em quantas peças, dependendo do número de camadas desejadas.
A contagem de camadas e montagem do tarugo é o que determina o padrão Damasco na lâmina. Esta etapa pode ser um pouco complicada ao forjar facas de aço damasco para iniciantes.
>>> Conheça 7 padrões de aço damasco para fazer em suas facas artesanais <<<
TRATAMENTO TÉRMICO
Nesta etapa você deverá dar forma e realizar o tratamento térmico da lâmina conforme as temperaturas críticas dos aços escolhidos.
REVELE O PADRÃO
Finalmente, o padrão do Damasco será revelado ao mergulhar a lâmina em Cloreto Férrico ou Percloreto de Ferro – IPF.
>>> Leia mais sobre os químicos utilizados na confecção de aço damasco <<<
Forjar uma lâmina de aço damasco é dar um novo rumo à sua trajetória como cuteleiro, afinal, cada faca de Damasco é única e possui uma versatilidade que não está disponível em nenhuma outra faca.
Faça valer a pena e compartilhe os seus resultados conosco!
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir todos os materiais para fazer suas facas artesanais, do aço ao acabamento.
Olá eu não sou cuteleiro mas se possível eu gostaria que vcs me respondesem uma questão que é a seguinte: se eu for comprar uma espada (katana) seria melhor aço damasco ou um único tipo de aço? E qual seria o aço ideal nós dois casos? Exemplo: 1070,1090 etc. Desde já agradeço
Olá amigo! Agradecemos pelo seu contato. As katanas tradicionais são feitas com aços específicos da cultura japonesa, como o Sanmai ou o Tamahagane. Falamos um pouco sobre a Katana neste outro post do Blog, dê uma olhada: https://blog.lojadocuteleiro.com.br/katana-espada-japonesa-lendaria-e-que-voce-precisa-conhecer/