Aqui no blog já falamos sobre as ferramentas para iniciar na cutelaria e sobre os insumos para fazer suas primeiras facas, mas sabemos também que o ofício de cuteleiro, seja ele profissional ou hobby, exige muito mais que habilidades e técnicas de execução ou de forjamento.
É necessário também, atenção especial à sua própria proteção, garantindo um trabalho bem feito e também seguro. Por isso, selecionamos quais os cuidados que você deve tomar na hora de confeccionar suas lâminas e quais equipamentos de proteção individual usar para garantir a sua segurança.
Confira:
PROTEÇÃO DAS MÃOS
As mãos são sem dúvida, a parte mais importante durante o processo de confecção de facas artesanais, afinal, são elas que manuseiam todos os insumos e equipamentos, passam pela exposição a temperaturas altíssimas, ferramentas de corte e sessões de lixamento, por exemplo. Por isso mesmo, elas precisam estar bem protegidas durante todo o processo.
As luvas de raspa fornecem a principal forma de proteção das mãos contra uma variedade de riscos industriais, mas outras formas de EPI, como luvas de tecido, manguitos de pulso ou braceletes, também podem ser usadas.
PROTEÇÃO DO ROSTO
Assim como as mãos, o rosto também fica muito exposto durante todo o processo de confecção de facas artesanais. Dessa forma, é preciso tomar cuidados tanto para proteger os olhos, o nariz e a pele desta região.
Para os olhos, é necessário utilizar óculos de proteção para evitar impactos, faíscas, respingos e fragmentos de materiais e insumos utilizados. Outro cuidado fundamental é fazer a limpeza desses EPI’s, pois as lentes sujas podem causar problemas de visão e contribuir para acidentes.
Para o nariz é extremamente recomendado o uso de máscaras respiratórias para evitar a inalação de materiais tóxicos ou de resíduos que podem levar a doenças mais graves. A máscara de proteção também ajuda a limitar a área exposta e a proteger a pele do rosto.
PROTEÇÃO DOS PÉS
O uso de botas de segurança e sapatos fechados é imprescindível na prática da cutelaria, pois evita cortes, minimiza impactos e impede a ação de agentes químicos.
PROTEÇÃO DA AUDIÇÃO
Outro ponto importante, é a proteção da audição do cuteleiro pela exposição frequente aos ruídos de equipamentos como serras, lixadeiras, esmeril, entre outros. Por isso, é indicado o uso de protetores auriculares ou abafadores sonoros.
PROTEÇÃO DO TÓRAX E TORSO
Os EPI’s para o corpo também podem ser necessários para cuteleiros, uma vez que expostos a temperaturas extremas, bem como respingos de produtos químicos ou metálicos, impacto ou perfuração. É indicado o uso de aventais de raspa, devido à praticidade e conforto térmico que ele proporciona.
Gostou do nosso artigo? Acha que faltou algum EPI’s essencial para o trabalho do cuteleiro?
Compartilhe seu conhecimento com a gente deixando seu comentário abaixo e aproveite para acessar a Loja do Cuteleiro e garantir os equipamentos de proteção para praticar a sua cutelaria com segurança.
Excelente post.
Muito obrigado, amigo!