Se existe uma coisa pela qual todo cuteleiro já passou, é a experiência de fazer sua primeira faca e ficar com todas aquelas dúvidas sobre por onde começar, não é verdade?
A cutelaria envolve design, os equipamentos certos e principalmente, os materiais adequados para cada etapa do processo. E a escolha desses insumos contribuirá para criar lâminas e cabos mais duráveis, que se aproximam mais da sua expectativa, de forma mais tranquila para você, que está começando agora neste hobby.
Aqui no blog já fizemos uma seleção das ferramentas para montar sua oficina de cutelaria e agora, sugerimos alguns insumos essenciais para você que está iniciando na cutelaria e uma descrição de como elas são usadas. Confira:
AÇO
Na hora de escolher o aço para suas primeiras facas, é necessário levar em consideração algumas informações básicas sobre este material, levando em consideração a forma como você fará suas facas: por desbaste ou forjamento.
Lembre-se que todo aço precisa ser tratado termicamente. Como você é iniciante, provavelmente ainda não possui um forno para aquecimento, por isso, escolha algo simples, fácil de tratar e trabalhar com calor.
Você pode encontrar aqui no blog mais informações sobre os aços mais usados para cutelaria e as temperaturas de tratamento térmico mais indicadas para cada etapa desse processo.
ABRASIVOS
Os abrasivos são produtos de origem sintética ou mineral utilizados para desgastar, polir ou limpar diversas superfícies, por isso é necessário ter um pequeno estoque de limas, lixas e outros materiais abrasivos para começar na cutelaria, pois eles auxiliam na remoção de material e podem ajudá-lo a modelar sua lâmina de forma mais rápida.
Inicialmente, compre uma boa serra de metais e lixas de vários grãos, partindo das mais abrasivas para as de polimento e afiação.
TRATAMENTO TÉRMICO
O tratamento térmico é uma das etapas mais importantes do processo de confecção de lâminas. Para tratar termicamente suas primeiras lâminas, basicamente você vai precisar de um vasilhame ou lata de metal mais profundo que o comprimento da sua lâmina e um óleo que será aquecido para temperar o aço. Recomendamos o óleo de têmpera, que garante mais estabilidade nesse processo. Apesar de terem um custo menor, recomendamos também que se evite o uso de óleos minerais, como o óleo de máquinas, neste processo, pois ele emite gases nocivos à saúde.
MATERIAL DO CABO
Você pode usar uma tonelada de materiais diferentes para fazer o cabo de suas facas: madeira, osso, micarta e até fibra de carbono. Mas é preciso ficar atento para não esquecer de outros materiais essenciais para dar acabamento ao cabo, como pinos, papel vulcanizado, pomos e guarda, assim como uma cola de boa qualidade para fixá-los à lâmina, a mais utilizada para esta tarefa é a cola epóxi.
É essencial também, ter um óleo vegetal para dar acabamento, polir e proteger o cabo da sua faca, um dos mais utilizados é o óleo de tungue.
Estes são os materiais fundamentais para começar a fazer suas facas, mas com o tempo e aumento da sua prática como cuteleiro, infinitas possibilidades de materiais se abrirão desde a lâmina à bainha.
Aproveite para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir os insumos e ferramentas para a sua cutelaria.
Conte para nós, qual a sua principal dúvida sobre o processo de confecção de facas artesanais?
QUERO SABERSE O PAPEL VULCANIZADO É O QUE SE USA COMO ESPAÇADOR ENTRE O METAL E AS TALAS DOS CABOS? POR QUE OS SENHORES NÃO VENDEM CABOS TIPO HIDENTANG JA PRONTOS? E OUTRAS COISINHAS QUE ACHAM NECESSÁRIO INFORMAR, EU LHES AGRADEÇO.
Sim Paulo Ricardo, é o espaçador. Em relação aos cabos prontos, devido a forma das facas tem que ser muito bem estuado e feito com qualidade. Com certeza é algo a ser avaliado. Obrigado pela sugestão.
Bom dia, gostaria de indicação de um óleo para têmpera, considerando ocusto-benefício.
Obrigado
Rubens
65 9.9919-7654
Olá Rubens, tudo bem? Temos óleo de têmpera disponível em nosso site, segue o link: https://www.lojadocuteleiro.com.br/produtos/oleo-de-tempera-1-l-cutelaria/ Qualquer dúvida estamos à disposição, abraços!
É viável de se trabalhar com o aço já tratado, usando esmerilhadeira, motoesmeril e até mesmo fresadora(caso necessário)?
Estou lendo sobre o assunto e vou tentar fazer minha primeira faca de 1020 só para testar, porém encontrei algumas peças de 14c28n já tratadas com dureza entre 58-62, e tô na dúvida se é possível dar forma com essas ferramentas que citei. Agradeço se puderem me dar um norte.
Olá Gabriel, tudo bem? Sim, dá pra fazer sim, você só vai gastar mais material no desbaste (e mais tempo no processo). Muita gente faz, por exemplo, com sabre de motosserra ou ainda peças já temperadas. Abraço!
Cara, extremamente bom o seu blog. Já li várias matérias. Chapas de mola de aço (e fusca e combi) já possuem têmpera? Faço facas simples com elas e fiz um arco também, alguma dica para este tipo de metal? Muito obrigado pelo conteúdo!
Olá, boa tarde Andreas, tudo bem? Que bom que gosta do nosso conteúdo, é feito com muita dedicação, para que a cutelaria ganhe cada vez mais espaço entre as pessoas.
Bom, geralmente esse tipo de aço já tem o processo de tratamento térmico sim! Ele é bem mais duro que uma barra de aço 5160 virgem por exemplo.
Uma dica é sempre normalizar o aço antes de trabalhar, para evitar desgaste desnecessário de abrasivos e outras ferramentas.
Mas a dica principal, é: Compre o aço 5160 direto neste link aqui https://www.lojadocuteleiro.com.br/acos-e-damasco/acos-para-cutelaria/aco-5160/ hahaha
Nosso aço já vai normalizado, dessa forma você economiza material, ferramenta e tempo, ainda tem a parte que o nosso aço é certificado, você sabe a origem e qualidade, se certifica que o aço é realmente 5160, então sabe que não terá problemas futuros.
Com toda certeza afirmamos que gastar com um aço de qualidade é investimento!