As facas são ferramentas que foram fundamentais para a evolução e o desenvolvimento da humanidade, seja para a caça, para o preparo de alimentos ou para o combate. Existe hoje uma grande variedade de facas, que se diferenciam pelo tamanho, forma da lâmina, fio e por sua funcionalidade.
As primeiras facas foram indubitavelmente usadas para caça, pesca, camping, sobrevivência, aventura na mata, esporte outdoor e etc. Elas servem para preparar o abate, além do preparo e corte da carne, se diferenciando pelo formato curvo no cabo e por ter o alojamento do dedo indicador que ajuda na precisão dos usos gerais.
As facas de caça são tradicionalmente projetadas para facilitar o corte e geralmente possuem uma única ponta afiada. Sua lâmina é levemente curvada na maioria dos modelos e algumas facas de caça podem ter uma lâmina que possui uma parte curva para esfolar e um clip para facilitar a perfuração na caça e o escoamento de sangue.
O ideal é escolher o modelo que se adequa melhor ao seu estilo de vida e às suas necessidades, por isso, dividimos as facas de caça em subgrupos, que podem auxiliar na sua escolha:
HUNTERS
São as facas utilizadas para tudo o que se refere a courear e esquartejar uma caça. São as “faz tudo”, aquelas projetadas para trabalhar bem em todas as etapas de trabalho de uma carcaça.
Ela também possui uma geometria de fio bastante aguda e uma ponta afiada. Sua lâmina varia entre 10 e 25 centímetros e, nela, mais do que em qualquer outra, o cabo deve ter a melhor ergonomia possível em qualquer posição que seu usuário necessite empunhá-la.
SKINNERS E NESSMUKS
São as facas desenvolvidas especialmente para courear. Alguns caçadores mais requintados coream com uma skinner e esquartejam com uma hunter.
Suas características essenciais são a lâmina com geometria de fio bastante aguda, preferencialmente com desbaste full flat, permitindo abrir o ventre do animal com o fio para cima, impedindo assim a perfuração da carcaça, o que pode contaminar a carne; ponta rombuda com uma elevação após a ponta e um cabo que proporciona excelente ergonomia nas mais diversas empunhaduras
FACAS DE ESTOCAR OU ESPADAS DE CAÇA
São aquelas projetadas efetivamente para matar o animal, como por exemplo as bowies e as javalizeiras, que são usadas no sul do Brasil. Sua função é totalmente diversa das anteriores.
Essas facas costumam ter lâminas longas e muito pontiagudas, mas com boa capacidade perfurante, o clip-point não é um pré-requisito, nesse tipo de lâmina, mas auxilia na perfuração e na remoção da lâmina da presa. É recomendado que seu cabo tenha boa empunhadura e possua guarda, para evitar o contato da mão com o animal.
Agora, que você já sabe quais as características necessárias para uma faca de caça, pode escolher a faca ideal para atender às suas necessidades, além é claro, de dar uma passadinha na Loja do Cuteleiro para adquirir os melhores insumos e ferramentas para fazer suas próprias facas artesanais.