Quando uma afirmação ou ideia é repetida constantemente durante um longo período de tempo, torna-se verdade para muitas pessoas. Com as facas também é assim.
Ao longo da história, muitos mitos sobre facas foram difundidos e embora esses mitos sejam tipicamente falsos, há boas explicações para a existência de muitos deles.
Seja porque, eles podem ter sido verdadeiros até certo ponto ou porque o conhecimento sobre as facas evoluiu, jogando por terra informações erradas que foram compartilhadas através do tempo.
Por isso, selecionamos alguns dos mitos mais populares na cutelaria artesanal e que a maioria dos cuteleiros já acreditou. Confira:
1 – Facas forjadas são mais fortes
A questão central com esse mito é que, historicamente, ele foi realmente fundamentado na verdade.
No passado, o aço em sua forma mais bruta tinha muitas impurezas e, portanto, o processo de forjamento eliminou muitas delas, ajudando a produzir um material mais congruente para um cuteleiro fazer a lâmina de uma faca.
Mas com o avanço do processo industrial de produção do aço e das técnicas de confecção de facas artesanais, isso não é mais uma verdade.
>>> Leia um comparativo sobre a produção de facas forjadas e por desbaste <<<
2 – O aço inoxidável não enferruja nem mancha
É um fato que o aço inoxidável é mais resistente à corrosão do que os aços com alto teor de carbono.
Mas apesar do nome, o aço inoxidável não é 100% isento de manchas ou ferrugem. Ele ainda deve ser devidamente cuidado para evitar corrosão, principalmente após ser exposto à água.
3 – Existe têmpera mágica
É muito difundido no meio da cutelaria que fazer a têmpera em noites de luas especiais ou usando sangue, urina, vinho ou outras substâncias estranhas, pode melhorar a qualidade da lâmina ou o seu potencial de corte.
No entanto, isso não é verdade.
A origem desse mito pode ser tanto devido às substâncias estavam disponíveis para que as pessoas fizessem a têmpera do aço na antiguidade, quanto à esperteza de alguns produtores de facas, que utilizam essas substâncias para agregar valor às suas lâminas.
>>> Conheça outros mitos sobre tratamento térmico que selecionamos para você <<<
4 – Existem facas que nunca precisam ser amoladas/afiadas
Não existe uma faca que nunca perca o fio.
A verdade é que podem existir facas muito boas que precisam ser afiadas menos constantemente que outras, mas esta mesma característica também faz com que estas facas sejam muito mais difíceis de serem afiadas, principalmente devido a seus materiais de fabricação.
Por isso, se algum cuteleiro ou fabricante lhe oferecer facas que nunca perdem o fio ou com garantia de afiação por muitos anos, desconfie.
E aí, conhece mais algum mito sobre a confecção de facas que não está neste post? Compartilhe conosco!
Aproveite também e dê uma passadinha na Loja do Cuteleiro e confira uma seleção de materiais para fazer suas facas artesanais.
Boa tarde , queria saber si é verdade a influência da lua na têmpera ?
Olá Pedro, tudo bem? Como descrito no terceiro item do blog, isso não é verdade. Para uma melhor tempera adquira o nosso óleo de tempera: https://www.lojadocuteleiro.com.br/produtos/oleo-de-tempera-1-l-cutelaria/ Grande abraço!
Ouvi uma esses dias.
” Melhor têmpera foi a dos Sumérios, era feita da barriga dos inimigos”.
O cara até me sugeriu encontrar uma vaca morta pra fazer o teste kkkkk
São inúmeros os mitos, não é mesmo? hahahaha
So para compartilhar informação. no mercada temos Aço Inox ou Aço Inoxidável é uma liga metálica constituída basicamente de uma mistura de ferro com no mínimo 10,5% de cromo, o que o torna superior ao aço comum em quesitos como resistência ao impacto, ao calor e à corrosão.
Na medida em que elementos como o silício, o carbono e o níquel, entre outros, são adicionados à liga básica do Aço Inox, ela ganha mais propriedades e aplicações. Esta diversificação possibilita criar vários os tipos de aço inox, que podem ser classificados em famílias, como as dos:
Austeníticos
Composta basicamente por ferro, cromo e níquel, têm como características a resistência à corrosão, boa resposta aos trabalhos a frio, ótimas propriedades mecânicas e facilidade em operações de soldagem. A loja online da Arinox comercializa os seguintes os tipos de aço inox da família dos Austeníticos:
Aço 304: com alta resistência à oxidação e à corrosão, esta liga é excelente para fabricação de equipamentos para hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, entre outras, pois evita a ferrugem, cujas partículas podem alterar a composição dos produtos na hora da produção;
Aço 304L: uma versão aprimorada do 304, esta liga pode ser usada nos mesmos locais, porém, com preferência para situações nas quais é necessário evitar a corrosão intercristalina diferente de os tipos de aço inox dito acima;
Aço 316: conta com molibdênio em sua fórmula, o que torna esta liga superior aos 304 e 304L para aplicações nos mesmos tipos de indústrias;
Aço 316L: semelhante ao 316, só que com baixo teor de carbono, o que proporciona maior resistência à corrosão intercristalina;
Dúplex
Conta com cromo, níquel, molibdênio, austenita e ferrita em sua composição. Um exemplo é o aço 2205. A família Dúplex tem resistência mecânica superior à família dos Austeníticos. Tem aplicações em dutos, evaporadores, destiladores e tanques diversos, pois suportam melhor a corrosão sob tensão;
Endurecíveis por precipitação
Pertencem a esta família os aços 17 e 520B, que podem ser tratados termicamente para oferecer boa tenacidade e ductilidade;
Ferríticos
Aços como o 430, por exemplo, que não contêm níquel em sua composição, o que reduz seu custo. É utilizado na produção de eletrodomésticos, moedas e talheres;
Martensíticos
Aço 410: serve à fabricação de válvulas, turbinas e pás, entre outros materiais que exigem alta temperabilidade;
Aço 420: ideal para a produção de facas, bisturis, pinças e outras ferramentas.
Mas não para por aí. Os tipos de aço inox e famílias de Aço inoxidável são constantemente desenvolvidas com a finalidade de atenuar os pontos fracos das ligas já existentes e/ou atender à demanda de novas aplicações industriais.
E o que é melhor é que o Aço Inox é 100% reciclável, o que possibilita a transformação de peças antigas em novos produtos sem a necessidade de destruir o Ambiente para retirar mais matéria-prima para processos industriais.
Muito obrigado pelo complemento, é de grande importância. Abraços!
Boa tarde
Água quente tira fio da faca?
Olá bom dia Andrei, tudo bem? Sobre a água quente tirar o fio da faca é mito. A faca sendo produzida a partir de um bom aço, seja ele aço carbono ou aço inox, tem a retenção do fio definida pelo teor de carbono do aço, têmpera, revenimento e pelo uso da faca. Grande abraço!