O tratamento térmico é uma etapa muito importante no processo de confecção de facas artesanais.
A têmpera é o processo de tratamento térmico mais utilizado na cutelaria e consiste no aquecimento do aço acima de sua temperatura crítica e resfriamento brusco, com o objetivo de aumentar a dureza da peça, reduzir sua tenacidade e evitar o aparecimento de tensões internas do aço.
>>> Clique aqui para aprender mais sobre a têmpera de aços <<<
Ao longo da história, os ferreiros utilizaram água, óleo (vegetal, motor, mineral), ar comprimido e diversos materiais para realizar este processo (existem até mesmo mitos sobre têmperas realizadas com sangue e urina de animais).
No entanto, hoje já existem óleos desenvolvidos especialmente para realizar essa tarefa e é sobre este material, suas propriedades e benefícios que falaremos neste post.
COMO FUNCIONA O ÓLEO DE TÊMPERA?
O processo de têmpera é composto de diferentes etapas.
Quando uma peça de aço aquecida entra em contato com o óleo de têmpera, uma camada de vapor se forma ao redor do metal conforme ele é completamente submerso.
>>> Leia também sobre as temperaturas para tratamento térmico de diferentes aços <<<
As propriedades do aço e do óleo de têmpera podem afetar muito a estabilidade da manta de vapor em torno do aço.
Uma vez que a manta de vapor se dissolve, ocorre uma reação chamada ebulição nucleada onde acontece uma rápida transferência de calor, que:
- Primeiro, promove o endurecimento do aço, regulando o calor durante a têmpera.
- E em segundo lugar, acelera o umedecimento do aço, o que minimiza a formação de pontos fracos indesejados, que podem causar distorção e rachaduras.
É aí que o óleo de têmpera se sobressai.
A composição molecular do óleo de têmpera desempenha um papel determinante sobre quão rápido o resfriamento do aço acontece, tornando-o mais uniforme.
O óleo de têmpera contém a adição de diversos antioxidantes complexos, que torna todo o processo mais controlado, reduz as chances de erros e torna possível sua reutilização por mais tempo, especialmente em altas temperaturas.
Recomendamos fortemente que você considere investir em um óleo de têmpera de qualidade para fazer suas facas artesanais. Afinal, isso pode fazer uma diferença surpreendente no resultado final de seus projetos e torná-los mais profissionais.
Conta pra gente nos comentários, se você já utiliza o óleo de têmpera nas suas facas artesanais e qual a maior diferença que você notou ao utilizá-lo no tratamento térmico.
Aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro e adquirir este e outros materiais para fazer suas facas artesanais.
Até a próxima!
Voces deveriam ter um link de acesso à loja, assim facilita o processo de compra de produtos baseada nos posts do blog
Olá Daniel, no final da publicação disponibilizamos o link da loja (www.lojadocuteleiro.com.br) mas caso tenha alguma dúvida estamos à disposição, abraços!