Há centenas de anos os cuteleiros japoneses utilizavam uma técnica para fazer espadas samurais como a Katana, que garantia a essas lâminas flexibilidade e um grande poder de corte. Esta técnica, conhecida como San Mai atravessou os anos e é até hoje, uma ótima opção para confeccionar espadas e facas para diversas finalidades, tanto por suas propriedades, quanto por sua aparência.
O QUE É O AÇO SAN MAI?
O San Mai, termo em japonês que significa “três camadas”, é formado por camadas de aço soldadas, sendo duas camadas externas, chamadas de revestimento e uma camada intermediária, chamada de núcleo. Especificamente, o núcleo é formado por uma barra de aço de alto carbono e o revestimento é composto de duas barras de aço com teor de carbono reduzido.
O teor de carbono é importante porque é o que determina as características do metal: altas quantidades de carbono tornam o aço duro, mas quebradiço, enquanto baixas quantidades de carbono tornam o aço flexível, mas macio.
E é esse o principal diferencial do San Mai, pois ao colocar um núcleo de alto carbono entre duas camadas de baixo carbono, é possível unir os benefícios de ambos os tipos de aço, resultando em uma lâmina com ótimo poder corte, enquanto ainda é flexível e por isso, mais resistente.
É possível também utilizar o San Mai, como uma forma de evitar a oxidação das facas artesanais, utilizando aços com maior teor de cromo ou inoxidáveis nas camadas externas do San Mai, reservando aços com alto teor de carbono para a parte interna, o que protege a faca da ação do ambiente, sem comprometer sua afiação.
COMO É FEITO O SAN MAI?
O primeiro passo para fazer o San Mai é escolher os aços (saiba mais sobre os principais aços para cutelaria e suas características) e montar um billet, sempre os aços de baixo teor de carbono nas extremidades e o aço com alto teor de carbono no núcleo.
Esse billet será aquecido e forjado para que as camadas de aço possam se fundir e criar o efeito desejado.
DIFERENÇA ENTRE SAN MAI E AÇO DAMASCO
As técnicas de confecção do San Mai e do Aço Damasco são bastante parecidas, uma vez que o San Mai é caldeado da mesma forma que se faz com os billets de aço damasco.
A diferença entre estes dois métodos de confecção de facas artesanais é que, enquanto o San Mai faz apenas um “sanduíche” com dois aços, o damasco é feito a partir de diversas dobras, torções e construção de camadas, que precisam ser forjadas várias vezes para formar os padrões característicos dessa técnica. (Leia também o nosso post sobre aço damasco).
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta técnica secular de confecção de lâminas, acesse a Loja do Cuteleiro e adquira todos os insumos que precisa para implementá-la em suas facas artesanais.
Estou com um ano de aula de cutelaria, e só agora comecei a faser facas , isso tem exatamente um mês. O os meus professores são: Hugo Teixeira, Lucas da LHC e Matlas cutelaria. Eu quero é saber aonde compro ferramentas e insumo com preços competitivos e bons, coisas boas e duráveis, portanto eu quero informações para um aprendiz que necessita de obter, (comprar) as ferramentas certas pra não arrepender depois. Agora leitura e aula eu corro atrás com o passar do tempo.att. Júlio César
Olá Júlio César. Na wwww.lojadocuteleiro.com.br você encontra vários materiais e insumos para cutelaria. Os nossos materiais são de ótima qualidade e os preços são bem atrativos também. Caso tenha alguma dúvida pode nos chamar direto no whatsapp da loja: 3499805-6190, será um prazer atendê-lo. Abraços!
A explicação sobre o San Mai é essa. Contudo, não é o processo usado nas katana. As katana, na maioria das vezes, são fabricadas pelo modo KOBUSE, que é inverso ao San Mai. Forja- se uma chapa grossa de aço alto carbono e o molda em formato de “U”. No interior desse U, se coloca o aço doce, de baixo teor de carbono. Após isso, se estica a lâmina até o tamanho desejado para dar início às formas. Nesse caso, o núcleo é o aço doce. O San Mai, é usado nas lâminas da culinária japonesa, não nas armas.
Olá, tudo bem? Agradecemos pelo complemento. Continue acompanhando o nosso blog, grande abraço!
Boto fé Saigo. Mandou bem. Quando comecei a ler achei estranho, pq ja tinha lido que nas katanas o aço macio ia por dentro.
Muito obrigado Derlon, continue acompanhando o nosso blog pois estamos sempre publicando assuntos bem interessantes. Grande abraço!
[…] >>> Quer saber mais sobre o Sanmai? Clique aqui e confira.<<< […]