O tratamento térmico é uma parte essencial do processo de fabricação de facas artesanais, uma vez que é ele que define a qualidade da lâmina, seja aumentando a dureza lâmina ou auxiliando na retenção do seu poder de corte.
Como já abordamos aqui no blog anteriormente, existem duas etapas determinantes para cutelaria no processo de tratamento térmico: a têmpera e o revenimento de facas. O processo de têmpera consiste no aquecimento do aço a uma temperatura criticamente alta (normalmente entre 480 e 1100 graus Celsius) para melhorar sua dureza. Após a têmpera (veja aqui como fazer a têmpera do seu aço) é necessário realizar o processo de revenimento, que auxilia no aumento da flexibilidade da lâmina e potencial de corte da faca, por meio de uma temperatura mais baixa, geralmente entre 190 e 425 graus Celsius.
No entanto, para realizar estes processos é necessário prestar atenção à cor da peça de aço, pois ela indica a temperatura da lâmina, servindo de guia para o cuteleiro identificar as etapas e as ações que devem ser tomadas, durante o processo de tratamento térmico.
Confira abaixo a tabela com as cores e temperaturas de lâminas, que servirão como um guia para identificar a temperatura do aço durante o processo de tratamento térmico:
Acesse a Loja do Cuteleiro e garanta os insumo para forjar suas facas artesanais e testar esta técnica na prática.
Grato por esta informação. A tabela de cores ajuda muito!
Nós que agradecemos amigo, continue acompanhando as nossas redes sociais. Abraços!
Boa noite!
Só prá confirmar… essas tabelas de cores/temperaturas se aplicam a quaisquer tipos de aço?
Obrigado e abraços!
Olá Luiz, boa tarde tudo bem?Serve sim, porém você deve ficar atento às temperaturas de têmpera e revenimento do aço que for usar, a cor é só um indicativo de que ele está chegando nessa temperatura.
FIZ UMA PEQUENA FORJA COM TIJOLOS REFRATARIO, USANDO A TOCHA A GAS, CONSIGO ATINGIR A TEMPERATURA 800 GRAUS PA A TEMPERA DO AÇO, E MAIS OU MENOS QUANTO TEMPO DE FOGO, OBRIGADO. PRIMEIRA VEZ QUEVOU TENTAR,
Bom dia amigo, infelizmente não sabemos te informar pois isso é realmente muito relativo, existem várias variáveis, como tamanho da forja, pressão do queimador e etc o melhor a ser feito é realmente você testar pra ver qual o desempenho da sua forja. Abraços!
Bom dia !! Tem algum processo para colorir o inox sem ser pintura exemplo o titânio por meio eletrolítico obrigado
Olá amigo, bom dia. Infelizmente desconhecemos esse tipo de processo. Abraços!
Boa tarde a todos, trabalho com reforma de ponteiros e talhadeiras. São peças de 5/8 a 1.1/8”, posso revenir em forno residencial? Até quantas peças dessas posso revenir pro vez? Quanto tempo devo ficar com o forno ligado e a qual temperatura? Há diferença de tempo entre peças de bitola diferente? O forno deve permanecer fechado até o resfriamento total das peças?
Muitas dúvidas
Ola bom dia amigo.
Infelizmente não podemos garantir que você vai conseguir revenir em forno residencial, devido a espessura.
As laminas que geralmente nossos clientes produzem eles conseguem sim.
Quanto a quantidade, pelo menos para as laminas artesanais não há um limite, isso varia de acordo com a quantidade que o forno atende.
Quanto o tempo e temperatura, varia de acordo com o tipo de aço e sim a bitola também influencia.
Para resfriamento das peças também varia de acordo com o tipo do aço, cada um tem um processo diferente.
[…] >>> Confira aqui as temperaturas para tratamento térmico dos principais aços para cutelar… […]
[…] >>> Saiba mais sobre as temperaturas do tratamento térmico de aços <<< […]