Afiar uma faca não é uma tarefa difícil, mas requer o uso de técnicas aplicadas com precisão, para garantir a manutenção do fio, a segurança no uso e claro, a conservação de suas facas.
Selecionamos abaixo algumas orientações e ferramentas que você precisa conhecer, para fazer uma boa afiação das suas facas artesanais.
Confira:
QUAL ÂNGULO DE AFIAÇÃO USAR?
Toda ferramenta de corte possui um ângulo de afiação diferente de acordo com sua funcionalidade, para favorecer a resistência e a precisão na hora do corte.
De forma geral, se você é um cuteleiro iniciante, utilizar um ângulo de afiação de 20 graus é um bom ponto de partida, pois se bem afiado, ele funcionará para a maioria das facas.
No entanto, para obter o melhor desempenho das suas facas, ajustar o ângulo de afiação atenderá melhor às necessidades específicas da faca.
Por exemplo: um facão tem ângulo de afiação de 30 graus, enquanto um machado tem ângulo de 35 a 40 graus, embora os dois sejam desenvolvidos para alto impacto. É essa diferença que evitará que a lâmina se danifique durante o uso, além de manter o fio por mais tempo.
Geralmente, quanto maior o poder de corte da faca, menor será o ângulo de afiação. Em contrapartida, quanto, mais ele estará suscetível a amassar, arredondar e a perder o corte. Por isso, levar em consideração a utilização correta da ferramenta de corte é tão importante.
Confira abaixo alguns dos ângulos mais comuns e suas principais utilizações:
- 15 a 17 graus – Lâminas muito afiadas e delicadas. Encontrados em bisturis e navalhas;
- 17 a 20 graus – Encontrados em facas de cozinha profissionais para filetar carnes/peixes;
- 20 a 23 graus – Encontrados em facas culinárias em geral, Canivetes e facas de caça;
- 23 a 25 graus – Encontrados geralmente em facas de serviços pesados para caça e uso “outdoor”.
- 25 a 30 graus – Encontrados em lâminas de uso pesado como facões e cutelos.
- 35 a 40 graus – Encontrado em lâminas de uso pesado e de alto impacto, como machados.
AFIAÇÃO COM PEDRAS DE AFIAR
As pedras de afiar têm como função desbastar a lâmina até obter o ângulo adequado para sua afiação.
Essa função é executada a partir do contato da lâmina com pedras de materiais mais duros que o aço de sua fabricação, sendo que quanto mais abrasivo (duro) este material for, mais eficiente será o desbaste e, consequentemente, a afiação.
O tamanho do grão abrasivo também está diretamente ligado à eficiência do desbaste do material da lâmina para a criação de uma rebarba, que facilitará o processo de afiação.
Existe uma grande variedade de pedras naturais e artificiais com durezas, porosidades, granulometria, tamanhos e rendimentos diferentes.
É importante também destacar, que as pedras de afiação devem ser lubrificadas antes de iniciar o processo, uma vez que é necessário que a lâmina deslize sobre a pedra.
Existem pedras que devem ser lubrificadas com óleo (vaselina derretida com um secador de cabelos serve) e pedras que devem ser lubrificadas com água. Se você tem uma a óleo, não misture com água ou vice versa.
Após a lubrificação, a pedra deverá ser fixada para facilitar seu uso. Podem ser usados suportes, tornos, morsas ou qualquer outro meio que a deixe bem fixada, para permitir o seu uso de modo correto.
AFIAÇÃO COM CHAIRAS
A chaira é um dos instrumentos mais utilizados para afiar uma faca no dia-a-dia. É muito simples utilizá-la e seu uso é recomendado todas as vezes que a faca for manuseada intensivamente.
Existem vários tipos de chaira, como as chairas frisadas, as chairas de cerâmica, chairas diamantadas e as chairas lisas, com finalidades e usos diferentes.
A chaira frisada é uma chaira mais robusta, de uso geral. Sua característica está em ranhuras e ela tem uma dureza maior do que a faca. É a mais conhecida, por ter um poder abrasivo maior que o das outras chairas. Além de possuir um custo mais em conta.
A chaira diamantada tem a mesma função, mas difere no pó, que é de diamante. Por isso, ela desbasta bem, mas seus grãos são menores, arranhando menos a superfície da faca.
Há também a chaira cerâmica, onde o grão é bem pequeno. Ela desempenha o mesmo papel da pedra, logo, quanto menor o grão, mais acetinado fica o fio da faca. Ela é escolhida para um fio mais polido e acetinado.
A chaira lisa não tem o poder de desbaste para afiar, ela é utilizada apenas para alinhar o fio da lâmina e evitar que o ângulo de corte original seja modificado.
FACA AFIADA? CONFIRA AS PRECAUÇÕES PARA MANTER O FIO DA LÂMINA
Qualquer material que possua dureza maior que os aços usados para a fabricação de lâminas, causará a perda de seu corte.
Por isso, evite passar as lâminas em superfícies como: pratos de cerâmica esmaltados, tábuas de vidro ou acrílico, pias de granito ou mármore, espetos de churrasco ou fundos de vasilhas de metal, por exemplo.
Realizar o trabalho de corte em suportes de madeira ou resinas plásticas, que não prejudicam o fio da lâminas, também ajudará a manter a afiação por mais tempo.
Evite também aquecer a ponta das lâminas para furar plásticos ou resinas. Isto poderá causar alteração na dureza da lâmina ou ainda, seu destemperamento.
Não use sua lâmina como alavanca, nem bata nelas com soquetes ou martelos.
Existem muitos métodos para afiar suas lâminas, todos visando o mesmo objetivo: que a lâmina corte bem, “pegue fio”.
O importante é encontrar o método que mais se encaixa às suas necessidades e aplicá-lo de forma correta, para garantir a melhor afiação para suas facas e evitar acidentes causados por uma lâmina sem corte.
Aproveite essas dicas e acesse a Loja do Cuteleiro para adquirir todos os materiais necessários para afiar suas facas e se aventurar no mundo da cutelaria artesanal.
Gostei da dica estou começando na cutelaria por hobby como terapia gostei da dica parabéns
Muito obrigado Ivan, que bom que você gostou. Continue acompanhando as nossas redes sociais pois estamos sempre publicando assuntos bem interessantes e importantes para o ramo da cutelaria. Grande abraço!
muito bom
Muito obrigado Luiz. Continue acompanhando o nosso blog, abraços!
muito bom as dicas, em cutelaria ninguém sabe tudo é morrendo e aprendendo.
Que bom que você gostou Haroldo. Continue acompanhando as nossas redes sociais, um grande abraço!
Faz tempo que procuro algumas lâminas no mostruário de vocês e está escrito que estão esgotados , vocês pararam de fabricar as lâminas ?
Olá amigo, tudo bem? Estamos com a previsão de chegada desse material até o final desse mês de julho. O atraso destes produtos foi devido a pandemia do COVID 19, porém ja estamos regularizando o estoque e em breve teremos novos modelos. Fique de olho em nossas redes sociais pois divulgaremos assim que tiver reposição de estoque. Abraços!
Faz tempo que procuro algumas lâminas no mostruário de vocês e está escrito que estão esgotados , vocês pararam de fabricar as lâminas ?
Olá amigo, tudo bem? Estamos com a previsão de chegada desse material até o final desse mês de julho. O atraso destes produtos foi devido a pandemia do COVID 19, porém ja estamos regularizando o estoque e em breve teremos novos modelos. Fique de olho em nossas redes sociais pois divulgaremos assim que tiver reposição de estoque. Abraços!
O meu Whatsapp é 35 988327897
Olá Carlos, vamos salvar o seu número de telefone nos contatos da loja. Mas fique de olho nas nossas redes sociais, pois assim que chegar reposição de materiais estaremos divulgando, abraços!
Gostaria de perguntar se existe algum adaptador para esmeril para regular o angulo do corte.Por que uma faca tem cortes e fio .trabalhei 33 anos em Frigorifico e as facas eram importadas da Suécia,que no Brasil não tinha .E tenho muitas Histórias vividas de 1959 até 1994 .Trabalhei na Manutenção de péças de Maquinas .No FRIGOR EDER o pioneiro no Brasil .
Olá Carlos, tudo bem? Infelizmente não conseguimos te fornecer essa informação. Abraços!
Olá Carlos, tudo bem? Infelizmente não conseguimos te fornecer essa informação com precisão. Abraços!
[…] Se você quer saber qual o grau específico para afiar a sua faca artesanal, consulte o nosso artigo: Tudo que você precisa saber para afiar suas lâminas. […]
Vocês conhecem algum profissional competente que faça o serviço de amolar faças? Tenho algumas facas profissionais que gostaria de amolar mas não confio nesses amoladores de rua.
Obrigado.
Olá amigo, tudo bem? O ideal é que você procure um cuteleiro na sua região para fazer a afiação das suas facas, assim você garante a melhor afiação sem danificar a lâmina. Esperamos ter ajudado. 😉