Ao longo da história da cutelaria, foram desenvolvidos diferentes de desenhos de lâminas, que se adaptam tanto à cultura de cada lugar, quanto ao gosto pessoal de cada cuteleiro, como uma forma de levar mais conforto, beleza e segurança ao uso das facas.
A gente sabe que iniciar na cutelaria exige muita dedicação , principalmente porque ela se aperfeiçoa com o tempo, à medida que as habilidades do cuteleiro se desenvolvem. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar os desenhos das suas facas as artesanais.
Foque em 1 design por vez
A prática leva a perfeição e na hora de fazer suas facas artesanais isso é uma grande verdade.
Escolha um estilo de lâmina e cabo que você goste e faça-os repetidamente. Isso ajudará a aumentar suas habilidades de confecção, ajuste e acabamento das peças, tornando mais intuitivo perceber erros e permitindo que você se atente aos detalhes da faca.
Aprenda com outras pessoas usando ou copiando um design que você realmente gosta e, em seguida, analise o que você gosta e o que mudaria para torná-lo ainda melhor.
Essa dica também é muito válida para aprender a fazer o tratamento térmico dos aços. Escolha um aço e trabalhe com ele por tempo suficiente para conhecer suas particularidades e quais os resultados ele entrega, só assim você saberá com qual aço realmente gosta de trabalhar.
Conheça as partes da faca
Conhecer a estrutura de uma faca, assim como os estilos de faca existentes, facilita muito o processo de fazer facas que sejam bonitas e funcionais. Isso, porque ajuda você a incluir e excluir elementos nas suas peças para que elas sejam únicas.
Temos um post que ensina sobre a anatomia das facas aqui no Blog do Cuteleiro, dê uma olhadinha.
Planeje o design antes de começar a trabalhar
Antes de começar a executar um projeto de cutelaria, é fundamental que você planeje como será a execução, os materiais e as técnicas que utilizará em todo o processo, para que no final, o resultado seja uma faca bonita e funcional.
O design de uma faca, falando em lâminas, cabos e acabamentos, pode ser planejado de diferentes formas, escolha o que fizer mais sentido para você:
- À mão livre / sem desenho – no maior estilo “Eu levo o aço para onde ele quer ir”
- Desenho à mão em papel – ótimos resultados, mas leva um tempo até aprender a fazê-lo bem.
- Moldes e gabaritos – bom resultado, mas com o tempo você pode querer criar o seu próprio design.
- Design auxiliado por computador – ótimos resultados, mas exige o domínio de uso do programa que escolher trabalhar.
A grande verdade é que não existe escolha certa e errada na hora de escolher como planejar a confecção das suas facas artesanais, mas é sim, muito importante que você o faça para memorizar os processos e fazer a melhor escolha dos materiais.
E aí, gostou das nossas dicas? Conte para nós como você escolhe o design das suas lâminas e aproveite também para acessar a Loja do Cuteleiro para conhecer os moldes, gabaritos e outros insumos para fazer suas facas artesanais.
DEVE SER MUITO CHATO MESMO PRA QUEM NÃO TEM UM MÍNIMO DE DESENHO ARTÍSTICO E PROPORÇÕES AO DESENHAR, EU FAÇO MINHAS FACAS DESENHANDO OU NO AÇO OU NO PAPEL, DEPOIS ENTRO EM AÇÃO PARA CORTAR E DAR OS ACABAMENTOS, NOS ACABAMENTOS E QUE EU AINDA PECO UM POUCO, MAS VOU TRABALHANDO ATE QUE FIQUE BOM. VEJO GENTE QUE QUER ENCHER A FACA DE DETALHES, SO FALTAM QUERER AGREGAR MARTELE PE DE CABRA SERRA ELÉTRICA, FACA NÃO É ISSO, FACA SÃO DOIS TRIÂNGULOS QUE SE COMPLEMENTAM, UM SENDO OLHADO DO LOMBO PARA O GUME O AFINAR DOS LADOS SE ENCONTRAM NO GUME DA FACA, FORMANDO UM TRIANGULO DE CIMA PARA BAIXO, E OUTRO E DOCABO PARA O BICO QUE E FORMADO PELO GUME E O FIO QUE SE ENCONTRAM NO BICO DA FACA, ESTÃO AI OS DOIS TRIÂNGULOS, AI TEM AS MINUCIAS QUE CADA UM PÕE SEGUNDO SEUS DOTES.
Olá Paulo, muito obrigado pelo complemento e por expor sua opnião Paulo, é de grande importância para nós. Hoje temos disponível no site para auxiliar na execução do projeto: moldes de lâmina, moldes de cabo e moldes de guarda, afim de otimizar o processo de produção, depois da uma olhadinha: https://www.lojadocuteleiro.com.br/ Grande abraço e continue acompanhando o nosso blog!
Olá Paulo, muito obrigado pelo complemento e por expor sua opnião Paulo, é de grande importância para nós. Hoje temos disponível no site para auxiliar na execução do projeto: lâminas, moldes de lâmina, moldes de cabo e moldes de guarda, afim de otimizar o processo de produção, depois da uma olhadinha: https://www.lojadocuteleiro.com.br/ Grande abraço e continue acompanhando o nosso blog!
Muito boa iniciativa da empresa em editar um blog com conteúdo específico.
Sou aprendiz. Ainda não fiz nenhum curso, mas creio que em breve consiga me programar para investir num curso.
Já fiz apenas 4 facas e todas foram compradas rsrsrs.
O desenho de algumas eu mesmo fiz, claro que olhando pra umas que vi na grande rede.
Em breve estarei produzindo mais facas e desenhos rsrsrs
Obrigado.
Oi Carlos, muito obrigado, que bom que você gostou do conteúdo. Temos disponível no site para auxiliar na execução do projeto: moldes de lâmina, moldes de cabo e moldes de guarda, afim de otimizar o processo de produção, depois da uma olhadinha: https://www.lojadocuteleiro.com.br/ Grande abraço e continue acompanhando o nosso blog!
[…] >>> Confira aqui 3 dicas para melhorar o design das suas lâminas <<< […]