A fosfatização é um processo de proteção superficial de metais, que consiste em revestir peças metálicas utilizando os fosfatos de zinco, ferro e manganês, que devido à sua pouca solubilidade química, deposita-se na superfície metálica, formando uma fina camada de cristais e criando uma camada de proteção contra a corrosão, através de um processo eletroquímico que converte as partículas superficiais do metal em uma película química estável.
A camada formada durante a fosfatização deixa um acabamento preto fosco nas peças e sua intensidade e uniformidade pode variar, de acordo com diversos fatores como: a finalidade desejada, os diferentes tipos de composição do aço, as condições de aplicação e também das operações de pré-tratamento antes da fosfatização de metais.
Este processo, é muito eficiente quando aplicado em superfícies de ferro, aço, zinco ou ligas de zinco. No entanto, é um processo inadequado para metais não ferrosos como o alumínio, o cobre e suas ligas, bem como para os aços ricos em níquel e para o aço inoxidável.
Embora a finalidade mais visada da fosfatização de metais seja o aumento da proteção anticorrosiva, existem outros motivos para seu uso, como:
- Preparar o metal para sofrer deformações e minimizar a fricção causada, agindo como base de aderência para óleos e lubrificantes;
- Melhorar a resistência à corrosão de partes metálicas, aumentando a aderência de óleos e ceras protetivas;
- A corrosão metálica é um processo natural que resulta da tendência dos metais de reverterem para sua forma mais estável.
Na cutelaria, a fosfatização além de proteger a superfície do aço contra a oxidação, aumenta sua resistência ao desgaste, ao enferrujamento e também ajuda a revelar os padrões de aço damasco.
Nesse caso, o processo de fosfatização é realizado utilizando o fosfato de manganês, por meio da técnica de imersão, que consiste em mergulhar a lâmina em uma parte da solução, dissolvida em 9 partes de água em um recipiente de ferro. É necessário mergulhar uma palha de aço (Bombril, por exemplo) para ativar a solução, por aproximadamente 1 hora, após esse período é só retirar a palha de aço e mergulhar a lâmina.
O banho de fosfato costuma durar entre 10 a 15 minutos. É necessário observar o momento em que a reação diminuir e a formação de bolhas como reduzir, aí pode-se retirar a faca. Após retirar a faca, é só polir a lâmina para que os padrões de aço damasco sejam revelados.
Outro fato importante é que apenas a lâmina deve entrar em contato com o fosfato, por isso, é indicado fazer o tratamento com a faca desmontada ou proteger o cabo e outras partes do acabamento das facas com esmalte ou base de unhas, sendo que depois de terminado o processo podem ser retirados com acetona.
Confira o passo a passo para aplicar o fosfato de manganês nas suas lâminas:
Acesse o nosso site e conheça mais sobre o produto: https://goo.gl/gBwqQh
Necessito de orçamento para fosfatização com certificado
peso +-1kg
Olá amigo tudo bem? Nós não realizamos a mão de obra de fosfatização. Trabalhamos apenas com a venda do fosfato de manganes que é utilizado para a fosfatização. Abraços!