A faca foi provavelmente uma das principais ferramentas da história da humanidade, evoluindo junto com o ser humano para auxiliar no seu trabalho e garantir sua sobrevivência, surgiram muitos tipos de geometrias de facas (goo.gl/1hi1BN), com diversas diferenças no desenho das lâminas para que elas pudessem se adequar a diferentes utilidades, pois como qualquer ferramenta, elas precisam funcionar com a máxima eficiência possível para a atividade a que se destina.
Ao longo da história foram desenvolvidos os mais diferentes desenhos de lâminas nas mais diferentes culturas. Abaixo listamos os desenhos de lâminas mais comuns e utilizados, para auxiliar na sua jornada na cutelaria.
NORMAL OU RETA
Este tipo de lâmina possui o gume curvo e o dorso reto. A curva do gume permite que o operador use os dedos no dorso para concentrar a força, tornando-a bastante eficiente no corte, já que esta força se concentra em uma área pequena. Quase toda a extensão da lâmina possui a borda cortante. Muito utilizada em facas de cozinha.
CURVA OU TRAILING POINT
A extremidade da faca faz uma curva ascendente, permitindo que facas leves tenham uma maior área de corte justamente onde a força é aplicada. É uma lâmina leve, otimizada para filetar ou fatiar. Por possuir uma grande área de corte e facilitar o trabalho de courear, é sempre utilizada nas facas skinners.
CLIP POINT
É uma lâmina normal, mas com o dorso em forma de “clip” ou côncavo, na ponta, normalmente mais fina e muito afiada. Geralmente o “clip” possui um falso fio que pode ser afiado para formar uma segunda borda cortante. A ponta é utilizada para perfurar e penetrar, o que é acentuado pelo falso fio. A famosa faca Bowie é um exemplo.
DROP POINT
Possui uma curva convexa em direção à ponta. São menos perfurantes que as lâminas e formato “clip point”, mas mesmo assim, mais equilibradas do que as retas. São boas opções para facas utilitárias que necessitem de grande robustez e pouca capacidade de penetração. As modernas facas de caça, de “bushcraft,” e canivetes suíços, têm este formato.
PONTA DE LANÇA OU SPEAR POINT
Possui o desenho simetricamente convexo na linha central ao longo de seu eixo. Pode ter uma ou ambas as bordas afiadas. Comum em adagas ou outras lâminas de geometria simétrica.
NEEDLE POINT
São lâminas simetricamente convergentes para a ponta, comuns em facas de combate, como a inglesa “Fairbairn-Sykes”. Sua longa e afilada ponta oferece boa penetração, mas é frágil a torções no uso. Seu desenho também é conhecido como “stiletto” ou “adaga” por ser um instrumento perfurante, mas também poder cortar.
SPAY POINT
Este formato é característico de facas de castração de animais e possui o dorso que se inicia reto e se quebra abruptamente em direção ao gume, o que dificulta a penetração, tornando-a mais adequada para a esfola de peles.
KAMASU KISSAKI OU TANTÔ AMERICANO
Esta lâmina é um tipo ocidentalizado de faca no estilo japonês, com uma característica ponta em forma de cinzel. É uma lâmina extremamente forte, semelhante a outros estilos de lâminas japonesas, como a Katana ou a Wakisashi. O Tantô ocidentalizado pode ter o dorso curvo ou mesmo afiado próximo à ponta e tem sido bastante empregado em facas táticas e de combate.
SHEEPSFOOT
Este tipo de desenho de lâmina apresenta uma curva abrupta em seu dorso próximo à ponta, em direção ao gume. Proporciona maior controle ao operador, pois o dorso permite um melhor apoio dos dedos. Seu nome vem da semelhança ao desenho do casco de uma ovelha. Foi utilizada por marinheiros antigamente, pois a ponta baixa auxiliava a evitar acidentes com a oscilação dos barcos.
WHARNCLIFFE
Semelhante à Sheepsfoot, diferencia-se na curvatura do dorso, que inicia mais próxima ao cabo da faca, e é menos acentuada em direção à ponta. Foi utilizada em armas antigas, como espadas Vikings. Este tipo de lâmina produz uma faca fina e de excelente corte.
COPING
Uma lâmina estreita com um ponto afiado, anguloso, quase como uma lâmina sheepsfoot miniatura, projetada para ser usada em locais apertados ou para padrões de curvas, tal como uma serra, só que sem os dentes.
SANTOKU
Esta palavra de origem japonesa, significa “três virtudes” e denomina um tipo de lâmina muito utilizado nas facas de cozinha japonesa. É uma lâmina leve, mas de corpo robusto, para fácil manuseio.
NESSMUK
Também conhecida como “bulls nose”, esta lâmina é excelente para atividades ao ar livre. Com desenho sinuoso e bem peculiar, com lâmina fina, sem guarda nem ricasso. A “corcova” próxima à ponta é sua principal característica. Bastante simples, seu principal mérito estava na espessura fina da lâmina, que se tornava bastante cortante após a devida afiação.
Há ainda centenas de variações em cada um dos tipos citados acima, assim como outros desenhos de lâminas que não foram citados, mas de forma geral, estes são os mais facilmente encontrados.
Por isso, quando for adquirir ou produzir suas facas, é muito importante estar atento às características que definem seu estilo, tamanho, espessura da lâmina, composição do aço e do cabo, e também, ao formato escolhido para a lâmina.
Aproveite também, para adquirir os melhores insumos para desenvolver suas facas na Loja do Cuteleiro.
BOM INICIATIVA, PARABÉNS!!
Obrigado amigo. Continue acompanhando as nossas redes sociais, abraços!
Queria agradecer os desenhos de formatos das laminas das facas,.Eu trabalhei 33 anos em Frigorifico e participei de toda á virada da produção artesanal para á industrial.O FRIGOR EDER foi o pioneiro nessa evoluçáo. Todas as facas eram importadas da Alemanha e Suécia as manuais e as industriais das Máquinas . Tinha uma maquina centro da produção que produzia 500 kg de massa para frios e salsichas em 15 minutos ,e tinha um problema não o FIO das facas mais o CORTE delas.a produção era de 60 toneladas dia.Em 1959 fui contratado para fazer o SENAI ,fui escolhido pois meu Pai trabalhou 42 anos nessa Empresa.Agora recebo pedidos para afiar facas de açougue e Mercadinhos e Churrasqueiros .estou bolando um apoio para manter o Angulo uniforme das facas.Se for possivel alguma informação eu AGRADECERIA MUITO.
Olá Carlos, ficamos muito felizes por você e agradecemos pelo seu comentário. Continue acompanhando as nossas redes sociais. Segue link do nosso site e caso precise de algo estamos à disposição: https://www.lojadocuteleiro.com.br/
boa noite Parabéns pela ajuda isso foi muito util para os cuteleiros
Olá Valdir, nós que agradecemos. Continue acompanhando as nossas redes sociais que sempre estamos publicando assuntos bem interessantes. Grande abraço!
Obrigado pela ajuda estou começando agora a produzir algumas lâminas e tinha dúvidas sobre os modelos
Por nada amigo, se precisar de algo estamos à disposição. Continue acompanhando as nossas redes sociais. Abraços!
Obrigado pela ajuda estou começando agora e tinha muitas dúvidas sobre modelos de lâminas
Por nada amigo, se precisar de algo estamos à disposição. Continue acompanhando as nossas redes sociais. Abraços!